quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Google disponibiliza fotos panorâmicas de SFI e SJB



Assim como Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra entraram para o grupo de cidades brasileiras com imagens no Google Street View. Entretanto, ao que tudo indica, sanfranciscanos e sanjoanenses ganharam o recurso de lambuja e mal feito, já que, infelizmente, locais importantes destes municípios não foram fotografados com as imagens em 360º. Enquanto em Campos dos Goytacazes quase 100% da cidade foram fotografados; SFI e SJB ficaram a quem da expectativa. Apesar da lamentação é possível visualizar imagens panorâmicas dos municípios na internet. O recurso está disponível no site Google Maps e no software GoogleEarth, que permite ao internauta vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical. O dispositivo fascina pela possibilidade de conhecer lugares e regiões do mundo pela tela do computador.

O Blog não tomou conhecimento da passagem do carro por aqui, mas internautas relataram que viram o veículo. As imagens de São Francisco de Itabapoana datam de novembro de 2011, e, ao que tudo indica o carro do Google Street View passou sem um norte por São Francisco de Itabapoana. Não houve um trabalho orientado, visto que parte do Centro da cidade, Praias e o Parque Eólico ficaram de fora.

O que pode ser visto de São Francisco está compreendido no trecho da RJ-224 do limite com Campos até a Praia de Barra do Itabapoana. Sendo assim é possível ver imagens em 360º das localidades que margeiam a Rodovia, como Floresta, Imburi, Morro Alegre, Santa Rita, São Francisco, Volta Redonda, Bom Jardim, Ponto de Cacimbas, Valão Seco, Imburi de Barra, Bom Lugar, Travessão de Barra, Batelão de Barra e Barra do Itabapoana.

São João da Barra
São João da Barra – O município de São João da Barra também está no Google Street View, mas o trabalho não contemplou o Centro da Cidade e alguns dos principais cartões postais como o Cais do Imperador, a Cadeia Pública, a Praça São João Batista, a Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho e as Palmeiras Imperiais.

Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil.

O Google Street View mostra fotos tiradas por uma frota de veículos do modelo Chevrolet Cobalt nos Estados Unidos, Opel Astra na Europa e Austrália, Toyota Prius no Japão e Fiat Stilo e Chevrolet Captiva no Brasil. Em áreas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que não podem ser acessados por carros são usadas as Google Bikes. As imagens podem ser navegadas usando tanto o mouse quanto o teclado. Com esses dispositivos as fotos podem ser vistas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direção e de diversos ângulos. (Clique na imagem para ampliá-las)


Barra do Itabapoana
Tabernarte - Morro Alegre
Barra do Itabapoana
Centro
Prefeitura
Travessão de Barra
Chegada da cidade
Hospital Manoel Carola

2 comentários:

Manoel disse...

Barra aparece em duas imagens ! duas belíssimas imagens , a Igreja Católica e a beira rio um dos pontos postais daqui de Barra.Feliz por saber que Barra tem imagens publicadas no Google Street View !!!

Anônimo disse...

Todas as imagens estão muito bonitas, portanto vocês estão de parabéns em expor essas imagens valorizando as belas paisagens do nosso município de São Francisco de Itabapoana, porém faltaram outras belíssimas imagens, como por exemplo: imagens da praia de Santa Clara, Guaxindiba, Sossego, Sonhos, Guriri, Lagoa Doce, a praça dos kiosques de Gargaú, a eólica de Gargaú, Macuco, Boca da Areia, Praça João Pessoa, entre outras comunidades.

Abraços: F