sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ser honesto está em desuso no Brasil?



Jovem trabalhador de SFI acha carteira com cartões e senhas, e, em gesto de honestidade, entrega à Rádio São Francisco. Dono dos documentos agradeceu e propôs uma reflexão sobre a honestidade.

Recebemos um e-mail do Pastor Anderson Carneiro Machado com uma reflexão sobre a honestidade. Anderson perdeu sua carteira com documentos, cartões e senhas, mas com a ajuda da Rádio São Francisco FM e principalmente do jovem trabalhador Lucas recuperou os documentos. Será que ser desonesto virou senso comum? Prefiro acreditar que não. Confira o texto enviado ao Blog:


Paulo Noel e Vinícius, muitas vezes achamos que sabemos muito, e acharmos que não temos muito ainda do que aprender,  depois de cursar duas faculdade sendo uma delas teologia ouvindo muitas teorias sobre honestidade hoje pude aprender na prática com um Jovem em São Francisco chamado LUCAS Funcionário da vidraçaria do Cleber qual é a origem da honestidade; Esse jovem achou a minha carteira com documentos e cartão de credito com a senha e esse mesmo jovem após achar a minha carteira foi imediatamente a sua rádio para divulgar que a carteira estava com ele. Quando cheguei até a pessoa do LUCAS agradeci, e disse para ele que o que ele estava fazendo era algo de se admirar e ele me respondeu que ser honesto para ele era um dever, pois foi assim que os seus pais o ensinaram.

Logo pensei a desonestidade está tão em alta no Brasil que a honestidade já é, por muitos, considerada burrice em nosso país. Lembrei-me de Rui Barbosa que disse: “De tanto ver triunfarem as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.

Hoje o LUCAS nos ensina que vale a pena ser honesto sim; Pois os valores que vieram do berço, da família unida e amorosa, os sentimentos mais íntimos que habitam nossos corações, não se modificam mesmo que pedras rolem sobre eles, mesmo que o rio se polua, mesmo que ele não chegue até a foz e que as suas águas se esgotem. Estes valores são o fundamento da honestidade. São rumos, a rota de nossa vida, nesta viagem, onde tudo é novidade, onde podemos nos transformar, mas certamente os princípios éticos essenciais continuarão, se de boa origem, a sustentarem toda a verdadeira riqueza de nossa vida, onde a honestidade é essencial, a pedra preciosa de nossa existência. Precisamos tê-la em nosso coração. Não pode haver dúvida: vale a pena, sim, ser íntegro e honesto. A honestidade é um tesouro que poucos podem desfrutar. E tê-la junto com a gente é maravilhoso!

Parabéns LUCAS que Deus te abençoe poderosamente por possuir esse tesouro.

Pastor Anderson Carneiro Machado.

Nenhum comentário: