sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dia Estadual da Fauna será comemorado nesta sexta-feira em SFI

O Dia Estadual da Fauna, comemorado em seis de julho, será celebrado em São Francisco de Itabapoana na próxima sexta-feira (05/07), das 9h às 12h, com palestras, exposição itinerante da Estação Ecológica Estadual Guaxindiba e distribuição de mudas de espécies frutíferas e não frutíferas. O evento será realizado na Praça do Padroeiro São Francisco de Paula e é promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Grupamento Ambiental, Projeto Tamar e E.E.E Guaxindiba.

As palestras acontecerão no Salão Paroquial e terão como tema o meio ambiente, sendo ministradas por Caroline Tudesco, do quadro técnico da E.E.E Guaxindiba e por Rodrigo Bramali, coordenador da sub-base do projeto Tamar no município. Já a exposição, na Praça do Padroeiro, irá exibir equipamentos de caça apreendidos pela fiscalização ambiental e outros utilizados pela Guarda Parque e pelo Grupamento Ambiental.

O publico alvo do evento são estudantes das redes pública e particular de ensino e a população de um modo geral. “A preservação da fauna é fundamental para o equilíbrio ambiental. A meta é despertar a população e, principalmente, os estudantes em relação a isso e sobre a importância de denúncias de crimes ambientais, que podem ser feitas pelo telefone 153”, destacou o secretário de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, Claudio Heringer.

O Dia Estadual da Fauna foi criado em 1987 e, ainda de acordo com o secretário, é uma oportunidade se refletir em relação às agressões a animais silvestres. “Dados da Secretaria e Estado de Ambiente mostram que são retirados anualmente da natureza do país entre 12 a 38 milhões de animais silvestres.

Vale lembrar que a venda e aquisição desses animais constitui em crime ambiental”, finalizou o secretário, destacando também a importância da fauna aquática no equilíbrio dos ecossistemas.

Nenhum comentário: