sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Canoa com trabalhadores do Porto do Açu vira e deixa um desaparecido no Rio Paraíba do Sul


Fotos: Arquivo do Blog.
Uma canoa do tipo "bateira" com um tripulante e mais cinco passageiros que trabalham no Porto do Açu,   virou nas águas do Rio Paraíba do Sul, entre São João da Barra e Gargaú, por volta das 19 horas desta sexta-feira,  próximo à Ilha do Lima. O funcionário da GERCON, Jean Santos, que estava na embarcação está desaparecido. 

As outras cinco pessoas que estavam na mesma embarcação foram salvas graças a uma segunda canoa que vinha logo atrás, numa distância aproximada de 100 metros. Todos voltavam para Gargaú, em São Francisco de Itabapoana.

O condutor e proprietário da canoa, Adriano Siqueira Romão, 35 anos, chegou a se afogar e foi resgatado desmaiado. Ainda no local recebeu os primeiros socorros e foi conduzido para o Posto de Urgência de São João da Barra. Ele está fora de perigo de morte.

O acidente aconteceu quando trabalhadores das firmas contratadas para a obra do Porto do Açu voltavam para a Praia de Gargaú. "O vento forte que provoca ondas no rio, chamadas de banzeiro, e a roupa de trabalho composta de macacões e botas, foram as maiores dificuldades para efetuar o resgate", disse Elvio da Silva, que vinha logo atrás com mais dez passageiros que também trabalham nas obras do Porto do Açu.

- Quando avistei a canoa virada e os gritos de socorro imediatamente deixei os passageiros que estavam comigo na Ilha e retornei com mais três passageiros que já trabalharam como salva-vidas - disse Elvio, que no momento do salvamento, enquanto dois pulavam para socorrer os afogados, manobrava a canoa facilitando o resgate.

"Adriano engoliu muita água e no momento em que se afogava foi salvo pelo braço", comentou Elvio.

O Corpo de Bombeiro, Marinha, Defesa Civil e pescadores entraram a noite a procura do passageiro desaparecido que até agora não foi encontrado.

Jean dos Santos, que é pai de três filhos, reside em Gargaú com a esposa Lucia Helena. Uma ouvinte da Rádio São Francisco FM, Lidiane de Gargaú disse que é grande o desespero de familiares dos rapazes, no porto bairro Buraco Fundo, em Gargaú.

Barcos de pescadores de Gargaú, da Defesa Civil de São João da Barra e da Marinha do Brasil seguem as buscas no Rio Paraíba do Sul, em busca do desparecido.


Fortes banzeiros no Rio Paraíba dificultaram socorro dos trabalhadores

Um comentário:

Unknown disse...

Sou Tania regina dos s. Oliveira moradora d gargau muitas fatos q acontece nessa travessia nos ouvimos q quase viram trajedia como a q aconteceu. Que essa trajedia sirva p as autoridades tomarem atitude p seguranca das pessoasq usam esse tipo de transporte providencias urgente vamos cobrar essas embarcacoes nao tem nenhum tipo d seguranca p transporte d passageiros nem coletes salva vidas tem.