segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Prorrogadas até esta segunda-feira inscrições para o Programa Agentes de Leitura


O Departamento Municipal de Cultura de São Francisco de Itabapoana informa que foram prorrogadas pelo Governo do Estado, até a próxima segunda-feira, às 18h, as inscrições para o programa Agentes de Leitura. São quatro vagas disponíveis para São Francisco. Os interessados poderão se inscrever pelo site: http://www.cultura.rj.gov.br/editais/CP0142013.php.

Os requisitos necessários são: ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), civilmente capaz;  comprovar através de documentos a residência fixa em São Francisco; apresentar, caso tenha, registro no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Identificador Social – NIS) do Programa Bolsa Família; haver concluído ou estar cursando o Ensino Médio até a data de inscrição; ter idade entre 18 e 29 anos.

Os candidatos selecionados receberão auxílio mensal através de Bolsa de complementação de renda, no valor de R$ 350.00 (trezentos e cinquenta reais) por mês, durante 12 (doze) meses, renováveis por igual período, dependendo da disponibilidade orçamentária e do desempenho do agente de leitura.

Atualmente, este projeto já existe no Município e atende cerca de 60 famílias. São três agentes que visitam as casas levando exemplares de títulos de livros para fazerem a leitura junto aos atendidos. Os títulos também são emprestados a essas famílias. 

Em um sistema de rodízio, todas as famílias contempladas com o projeto têm acesso aos livros. A intenção do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, é que mais famílias sejam beneficiadas com o programa.

Para que as visitas aconteçam, a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro disponibiliza uma bicicleta, uma mochila e mais de 80 títulos de livros direcionados ao público infantil e juvenil.


O processo seletivo será durante todo o dia 01 de dezembro deste ano. Inicialmente, o candidato passará por uma entrevista oral e depois à prova escrita. Após a seleção, os agentes escolhem as comunidades que estão perto de suas residências para facilitar o acesso às famílias atendidas. (Ascom-SFI)

Nenhum comentário: