sábado, 8 de fevereiro de 2014

Operação Lei Seca pela primeira vez em São Francisco de Itabapoana

Fotos: Vinícius Berto/Blog do Paulo Noel

Blitz foi montada durante a madrugada deste sábado na Praia de Santa Clara

Pela primeira vez o município de São Francisco de Itabapoana recebeu a Operação Lei Seca. A blitz promovida por agentes da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Detran-RJ com o apoio de duas viaturas da Polícia Militar aconteceu durante a madrugada deste sábado, 08-02-14, na Praia de Santa Clara. A operação foi montada na Avenida Osvaldo Resende, próximo ao Circo da Vida. Cerca de 10 agentes permaneceram no local da 0h às 3h30 da madrugada. Nesse período 22 condutores foram parados e fizeram o teste do etilômetro, também conhecido como bafômetro. Desse total 12 foram pegos dirigindo sob efeito de álcool, ou seja, mais da metade.

Há duas formas de se enquadrar o condutor de veículo que é pego dirigindo sob efeito de álcool. Os 12 condutores, entre motoristas e motociclistas, multados em Santa Clara foram enquadrados na primeira forma. Eles assopraram o bafômetro e o resultado deu até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido nos pulmões. Com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) eles cometeram infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa de R$ 1.915,40  e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo ainda ficou retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Vale lembrar que em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 3.830,80.

Já na segunda forma de enquadramento da Lei Seca ninguém foi pego. É quando o condutor atinge ou ultrapassar o limite de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, cometendo crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.

Morador em Campos e veranista da Praia de Santa Clara, Carlos Adriane, 43 anos, aprovou a operação. Ele fez o teste do bafômetro, que deu negativo, indicando teor 0 de álcool. “Esse trabalho é muito importante para coibir a embriagues ao volante. Fico feliz em saber que a Praia de Santa Clara está recebendo a Operação Lei Seca. Todos motorista precisa se conscientizar de que álcool e direção não combinam”, disse Carlos.
                                               
Segundo um dos agentes da operação, até o carnaval novas blitz poderão ser realizadas em São Francisco de Itabapoana. Após quase cinco anos de existência, é a primeira vez que o município recebe a Operação Lei Seca. A iniciativa tornou-se parte do cotidiano do cidadão do Rio de Janeiro e de outras cidades grandes, mudando os hábitos dos motoristas, entretanto no interior a falta de fiscalização contribuía para o desrespeito à Lei Seca.


A Praia de Santa Clara esteve com pouco público na noite desta sexta-feira, algo que já era de se esperar em função do fim das férias escolares.


Um comentário:

Unknown disse...

Esse mérito,da operação lei seca, foi do Conselho de Segurança de São Francisco de Itabapoana, pois na penúltima reunião que aconteceu em Santa Clara foi reivindicado esta operação, como também a proibição dos sons automotivos. Por isso é muito importante a presença dos munícipes nestas reuniões, para termos uma cidade mais tranquila e segura.