segunda-feira, 28 de abril de 2014

Agricultura é tema de reunião do Parlamento Regional em São Francisco de Itabapoana

Aconteceu no final da manhã desta segunda-feira, 27-04, na Câmara de São Francisco de Itabapoana a segunda reunião em 2014 do Parlamento Regional, órgão que reúne representantes das Câmaras de Vereadores dos municípios do Norte Fluminense. O tema escolhido para o encontro de São Francisco foi agricultura. Estiveram presentes à reunião o presidente do Parlamento Dr. Edson Batista (vereador presidente da Câmara de Campos), a secretária do Parlamento Kitieli Freitas (vereadora de Quissamã), vereadores e secretários municipais de São Francisco de Itabapoana, além do presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, deputado federal Paulo Feijó. 

A reunião também foi prestigiada por outras lideranças do setor como Edmar Henriques, secretário de Agricultura de São Francisco, Eduardo Crespo, secretário de Agricultura de Campos, Otávio Amaral, presidente do Fundecam, Ronaldo Soares, representante da Secretaria de Estado de Agricultura, Guilherme Sá, agrônomo do Programa Frutificar e Luis Carlos Teixeira Guimarães, da Regional da Emater-RJ.


 
O secretário de Agricultura Edmar Henrique disse que sua secretaria está de mãos dadas para promover o desenvolvimento agropecuário no município; o vereador do PSDB, Marcelo Garcia, propôs  ao Parlamento Regional lutar por uma melhor parceria da Emater-Rio com a Secretaria Municipal de Agricultura. Ao cumprimentar a mesa o vereador pediu desculpas aos presentes pelo espaço que é pequeno no plenário e revelou a promessa do presidente do Legislativo de inaugurar o novo prédio da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana em outubro deste ano.

A vereadora Patrícia Cherene (PSDC), pediu que o Parlamento Regional  incluísse na Ata, apoio aos pequenos proprietários de fábricas de farinha do município;   o vereador Marquinho de Santo Amaro (PR) falou do êxodo rural que prejudica a agricultura e da falta de incentivo ao homem do campo; o vereador Domires Júnior de Azevedo Elias Gomes o Pachola do ( PPL), pediu mais máquinas para recuperação das Estradas vicinais.

Segundo o presidente do Parlamento Regional, vereador campista Edson Batista (PR) o foco dessas reuniões é integrar forças. "Questões políticas ficam para debate nos palanques", disse.

O deputado Paulo Feijó que é o presidente da Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados, justificou porque os produtores da Região merecem receber subsídios da produção da cana de açúcar. "Além do preço por tonelada da cana de açúcar defasado, os produtores enfrentam problemas climáticos adversos e baixa produção", diz.

Criticou o governo Federal que em sua opinião é insensível as reivindicações da Região agrícola do Norte Fluminense.


Disse que vai trabalhar no sentido de conseguir a aquisição de máquinas e equipamentos para nossa Região e concluiu: "Na área do desenvolvimento agrário, vou encaminhar as reivindicações ao Ministério da Agricultura". 

Um comentário:

Paulo Henrique disse...

Eu gostaria de sugerir ao blog que publicasse também como parte integrante das matéria o que foi publicado no blog da coluna. Eu penso que é importante. Se não parece importante, publique por favor pelo menos meu comentário. A matéria que sugiro foi esta: ´´ Doação de Máquinas Agrícolas
A reunião colegiada, foi organizada pela direção executiva da Rede Estadual de colegiados dos TC, organismo do Ministério do Desenvolvimento Agrária, e teve a presença do Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário, José Otávio Fernandes, que na ocasião falou do investimento em máquinas agrícolas pelo MDA. ” O MDA vem adquirindo retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões cisterna e caminhão basculante, necessários para recuperação de estradas vicinais. Esses equipamentos estão sendo doados aos municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes. Aqui para São Francisco já foi entregue à atenção agrária, uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão basculante. ” disse o Delegado Federal.``

Por Murilo Dieguez e Zé Armando Barreto, em 28-04-2014 - 6h02