Clique abaixo para ouvir a Rádio São Francisco direto no site

________________________________________________________

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Contrassenso: Detran-RJ divulga calendário de vistorias itinerantes após vagas para SFI já terem sido preenchidas


Vinícius Berto da Redação do Blog

Dia 26 de junho de 2015, como faz todo fim de mês, o Detran do Rio de Janeiro publica em sua página oficial na Internet o calendário de vistorias itinerantes para o mês seguinte. Com o título “DETRAN LEVA SERVIÇO DE VISTORIA ITINERANTE A 49 MUNICÍPIOS DO INTERIOR EM JULHO”, a matéria enaltece a boa iniciativa do órgão em evitar que seus clientes se desloquem até cidades vizinhas para regularizar os veículos, ou seja, o Detran leva o serviço às cidades que não contam com posto fixo de vistoria. Inclusive o município de São Francisco de Itabapoana contará com três vistorias itinerantes este mês: dias 13, 14 e 21 de julho.

Ótima iniciativa, não fosse o contrassenso de divulgar o calendário da vistoria após as vagas já terem sido preenchidas. O fato foi constatado por membros da produção do Blog, que entraram no site do Detran nos dias 15 e 16 de junho e conseguiram agendar o serviço para julho em São Francisco de Itabapoana. O Blog constatou também que no dia 17 de junho não havia mais vagas disponíveis para os três dias da vistoria itinerante.

O que se presume com a divulgação do calendário e dos canais do Detran (0800 e site) para agendamento do serviço é que as vagas fiquem disponíveis a partir da divulgação.

Necessidade de posto fixo

Com uma frota de aproximadamente 10 mil veículos, o município de São Francisco de Itabapoana já comportaria um posto de vistoria fixo. Terreno já há disponível para construção de um prédio, basta é vontade política.

Avanços

Apesar dos problemas apontados acima, o Blog reconhece alguns avanços. Nos últimos meses a equipe do Posto do Órgão em São Francisco de Itabapoana passou por treinamentos e recebeu novos equipamentos. Isso possibilitou a expedição do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), ou seja, o motorista que faz a vistoria itinerante não precisa esperar o documento ser expedido pelo Detran de Campos, tendo agilidade na retirada do chamado “verdinho”.

Além disse, o serviço de licenciamento anual sem vistoria, para carros com até dois anos de uso, passou a ser agendado para o Posto do Detran em SFI. O que, aliás, deveria ser estendido para três anos de uso, afinal muitas montadoras oferecem garantia de três anos nos veículos. Isso ajudaria a desafogar um pouco a grande demanda por vistoria no Estado do RJ.


O Blog deixa o espaço para uma resposta do Detran-RJ.

Um comentário:

JOAQUIM TIRADENTES disse...

Este órgão foi criado para essa finalidade, então, gostaria de saber quem criou esse tal quantitativo que pode ser vistoriado. Temos milhões de veículos circulando no Estado se ele, o Detran, não dá conta do serviço não é problema nosso. Feche esse órgão, que com essa atitude se mostra inútil.