Clique abaixo para ouvir a Rádio São Francisco direto no site

________________________________________________________

terça-feira, 7 de julho de 2015

Mais comunidades rurais de SFI serão contempladas com Projeto de Saneamento Rural


Emater-Rio se reunirá com moradores esta semana


O Saneamento Rural no Programa Rio Rural entra na segunda fase em São Francisco de Itabapoana. Nesta terça-feira, 07-07, o escritório local da Emater-Rio no município divulgou os detalhes desta nova etapa.

Os produtores rurais das Microbacias: Córrego Floresta, Rio Guaxindiba e Córrego Baixa do Arroz, que possuem casas em suas propriedades terão, nos próximos meses, sistemas de saneamento básico em suas propriedades.

O Programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura, executado pelos técnicos da Emater, entregará kits de fossas sépticas (Modelo Embrapa), adquiridos com financiamento do Banco Mundial, para o tratamento do esgoto de pequenas propriedades nessas microbacias.

Os agricultores contemplados não terão gastos, nem necessidade de oferecer mão de obra como contrapartida. Os kits de saneamento serão instalados por empresa especializada, que utiliza mão de obra local, gerando empregos temporários. Os agricultores terão apenas que aderir ao Programa e se comprometer com manutenção do sistema.

A instalação dos kits de saneamento evitará a contaminação dos corpos hídricos das microbacias, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida da população. Assim, todos se beneficiam. Os produtores rurais e suas famílias, a comunidade, que sai fortalecida com a preservação do ambiente, e a sociedade em geral, com a redução dos gastos com tratamento de doenças no futuro.

O saneamento básico foi uma demanda identificada pelo Rio Rural junto às comunidades das microbacias, onde o programa realiza ações de desenvolvimento sustentável, incentivando a adoção de boas práticas agrícolas e conservação ambiental.

Para a instalação do sistema de fossas sépticas em suas unidades produtivas, o produtor terá que assinar um termo de adesão, ratificando que aceita que seja instalado o kit e se compromete a fazer a manutenção.

Reunião

O escritório da Emater-Rio de Praça João Pessoa convida os produtores rurais que tem residência nas propriedades para as reuniões que ocorrerão nas Microbacias Córrego Floresta, Rio Guaxindiba e Córrego Baixa do Arroz.

Confira os dias das reuniões:

* Dia 9 de julho de 2015 - Reunião Córrego Floresta (Comunidades: Floresta, Esquina, São Domingos, Florestinha, Estreito, Morro da Ameixa, Arueira, e Imburi).

* Dia 10 de julho de 2015, Reunião Rio Guaxindiba (Comunidades: Santa Luzia, Ponto de Cacimbas, Praça Imaculada, Bom Jardim, Espiador, Bom Jardim, Volta Redonda e Pingo D’água).

* Dia 9 de julho de 2015, Reunião Córrego Baixa do Arroz (Comunidades: Praça João Pessoa, Ladeira das Pedras, Floresta de Barra, Imburi de Barra, Barrinha).


Mais informações no escritório da Emater-Rio em Praça João Pessoa ou no escritório da Emater-Rio São Francisco de Itabapoana, ao lado do Itaú, no Centro.

Nenhum comentário: