quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

PORQUE PONTE DA INTEGRAÇÃO...



    Autor: Roberto Henrique


No passado e no presente surgiram muitos "engenheiros de obras prontas"...Contarei aqui com fidelidade o prelúdio da obra e a participativa escolha do nome "Ponte da Integração" -- Projeto de Lei da autoria do nosso Gabinete Parlamentar  .


Por imposição ética e método pedagógico -- nos meus discursos na tribuna da Assembléia Legislativa, nas minhas entrevistas, nas reuniões com a Fundação DER, na articulação com o Executivo Estadual e no meu Programa semanal pela Rádio Continental -- eu destacava que o início das obras da Ponte da Integração naquele ano de 2014 , se tratava do coroamento de lutas de políticos de várias gerações e da população que habita as duas margens do Paraíba do Sul ao longo de décadas.


A integração desejada jamais será feita somente com uma ponte que une dois lados. Por isso, defendemos e aprovamos "emenda de prioridade" no Orçamento do Estado para a construção da "Estrada Translitorânea". Trata-se da já necessidade tardia de uma estrada duplicada entre Macaé e a ES --160 no município de Presidente Kenedy/ES  -- passando por Carapebus, Quissamã, Baixada Campista, Porto do Açú, PONTE DA INTEGRAÇÃO e São Francisco do Itabapoana. Esta importante obra, além de proporcionar a criação de um "corredor turístico" ao longo de uma região praiana, atenderia a necessidade de infraestrutura rodoviária em face das instalações portuárias(Açú,Canaã nas proximidades de Manguinhos e Presidente  Kenedy/ES), dentre outras razões. 


Muitos me acusaram de devanear...

São pessoas com "visão caôlha" que ainda não acordaram sobre a necessidade de obras estruturantes antecederem sempre a qualquer "Mega Empreendimento" e, que a duplicação tardia da Br-101 é um passivo da "Era do Petróleo" ; que nossa Região deveria e deve exigir contrapartidas face aos grandes impactos ambientais, demográficos, sociais e econômicos. Tudo isso explica e justifica outras iniciativas do nosso mandato : Mitigação das Cheias, Recuperação da Orla de Atafona, Hospitais Consorciados de Alta Complexidade e mais tantas...

Tenho a consciência que nos tomaram muito e nos dão de volta...tão pouco.


Encontrar um nome para a ponte, que cumprisse uma função pedagógica e contribuisse para a formação de um sentimento de pertencimento regional era o meu grande propósito porque o momento exigia que fosse assim o nosso ethos e ocupássemos o centro do palco da nossa história. 


Além dos espaços já acima destacados, fui a procura de tantos outros para transformar o ser inerte de cimento em um instrumento que falasse aos corações e mentes, através de uma  forma semântica que provocasse  trocas de subjetividades e  nos levasse para  além da conexão de duas margens de um rio...ao profundo estágio de conjunção. Estive conversando com a população de São João da Barra através do Programa Radiofônico do Emílson Amaral, além de escrever artigos publicados em blogs e no meu facebook. 


COMO E ONDE ENCONTREI A FORMA SEMÂNTICA QUE PROCURAVA  :


Foi à sombra de um pé de "manga ubá" no quintal da Rádio do Paulo Noel, na sede de São Francisco do Itabapoana, que saiu da boca deste radialista o nome "Ponte da Integração" . Na nossa conversa, disse-me Paulo Noel :  "Deputado, discordo de muitos que defendem colocar o nome desta ou daquela pessoa e, diante da exposição sobre a Estrada Translitorânea e toda a sua pregação...o nome deveria ser "Ponte da Integração"... Estas palavras abaixo saltaram da minha boca sem qualquer esforço...sairam natural e espontâneamente :

-- Paulo Noel, você achou o nome que eu tanto procurava...Ponte da Integração. Me leva para o estúdio...sua emissora têm grande audiência nos dois lados do Paraíba... Vamos apresentar  esta sugestão de nome ao público ouvinte...a rádio libera os telefones e ouviremos  a opinião da população : foi GOLEADA...Ponte da Integração teve a simpatia e aprovação geral. 


Ao final da minha participação no Programa do Paulo Noel, falei que valeu a pena todo o caminhar desse processo de escolha do nome para a tão sonhada ponte e ainda confirmei para o dia seguinte a entrada no protocolo geral da ALERJ  do nosso Projeto de Lei propondo o nome de "Ponte da Integração". 


Até o fim do meu mandato fiscalizei e visitei regularmente o canteiro das obras...Por ocasião de uma interrupção, oficiei ao DER e à Empresa executora cobrando informações e o cumprimento do cronograma -- acontecendo  a seguir, a retomada do curso da obra.


Por fim, não mais como Deputado ; mas como cidadão...espero que este recente anúncio da conclusão tardia da obra da PONTE da INTEGRAÇÃO seja o derradeiro e, termino lembrando, que concomitantemente sejam construídos os acessos aos ramais rodoviários existentes nos dois lados do Paraíba do Sul, para que a Ponte não seja apenas um "concreto armado" sobre a lâmina d'água do rio que passa...


Quanto a mim, procurei apenas cumprir o meu dever e vou seguindo a vida como brinquedo nas mãos do tempo...


     "O depois de amanhã me pertence" (Nietzsche)



Campos dos Goytacazes, 06 de Fevereiro de 2022


Abraça-os(as),


Roberto Henriques.

Nenhum comentário: