quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Quiosques do litoral de SFI. Opinião enviada ao Blog

Prezado Paulo Noel e leitores do Blog,O fantasma da demilição do quiosques assombra nossas praias há tempo, mas parece que agora ele está prestes a se materializar. Sei que a lei deve ser cumprida, entretanto isso deveria ser julgado até a última instância, pois deixar que essa decisão judicial logo executada não seria arbitrário demais?Em janeiro de 2007 os quiosques completaram 10 anos e somente agora que foram vistas as irregulariedades?Pelo que vejo, nosso município regredirá 10 anos se os quiosque da orla forem demilidos. Parece é que estamos em meio a um fogo cruzado entre vaidosos políticos. O atual governo é incapaz de nos ajudar a corrigir os erros do antigo governante!! Para ilustrar isso, uso a ponte da amizade como exemplo. Desde sempre reclamam que a ponte apresenta irregularidades, mas nada se faz para que esta esteja de acordo com as normas vigentes. O mesmo acontece agora com os quiosques do litoral de São Francisco. A prefeitura não abriu concurso para a fiscalização de postura? Onde estão esses concursados? Porque nunca agiram sobre os quiosques? Como não é possível candidatar-se a reeleição, estão querendo fechar com um "Grand Finalle". E quem paga o preço, em todos os sentidos, somos nós do povo. Estão alegando que as fossas dos quiosques são ineficientes e que estas poluem o meio ambiente. Pois bem... Se observerem atentamente, no outro extremo do calçadão existem casas, bares, pousadas e restaurantes. Para onde vão os degetos desses estabelecimentos? Para as fossas, claro. E muitas dessas fossas estão a menos de 50 metros das fossas dos quiosques. Será que vão derrubar todo o quarteirão da beira mar??? Gostaria que alguém me respondesse isso. Outras praias não terão seus quiosques demilidos pois possuem rede de esgoto. Então a prefeitura da nossa cidade não investe em saneamento básico e por isso os proprietários de quiosques perdem seu ganha pão? A vegetação que foi destituída não é de responsabilidade dos donos dos quiosques. Em Santa Clara pelo menos, todos os meses começam novas construções e muitos carroceiros retiram barrancos de areia para vender para os donos das obras. Os proprietários dos quiosques serão responsabilizados por esses atos também? Não sou hipócrita ao ponto de dizer que os donos de quiosques não tenham nenhuma culpa e que não excederam ao projeto inicíal. Muitos ampliaram os seus comércios, sei disso. Entretanto, acho muito mais fácil corrigir os erros do que ter que começar novamente do zero. Atenciosamente,Ruy Temberg.ruytemberg@yahoo.com.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de ressaltar algumas coisas faltantes da opinião do Sr Ruy Temberg.

Sabe-se que os quiosques estão ilegais a muito tempo, e como o fantasma não era físico, não havia preocupação nenhuma da parte dos quiosqueiros. Vários erros causados por eles, assim como desrespeitos, não foram corrigidos. assim como os tais:

1 - A responsabilidade da destituição da vegetação dos quiosques é em boa parte dos donos de quiosques, que descamparam o local e colocaram mesas e cadeiras ou mesmo caminhos para as praias, como podemos ver a olho nu.

2 - Os quiosques, foram criados para comércio, e não para moradias. Podemos ver, no horário da tarde, varal com roupas (inclusive calcinhas e cuecas).

3 - O som alto, desrespeitou os habitantes da cidade, turistas e animais. Muito foi reclamado, mas nada corrigido. Culpa tb da prefeitura que não quis corrigir.

4 - Em ALGUNS quiosques, utilizava-se de prostituição (não me venham perguntar qual que todos sabemos), drogas e menores bebendo.

5 - Brigas, desentendimentos e provocações ocasionadas pelo descontrole de clientela que há na região.

6 - ALGUNS sujos, com aparência de abandono, embora em uso. Estragando a nossa orla, que já não é nada bonita.

7 – Músicas que deturpam a moral e a ética, afugentando assim nossos turistas.


Bom, fiz apenas “7 erros”. Para ter chegado ao ponto de “Federais”, garanto-lhes que já chegou na última instância e não há mais do que reclamar!!!

A vida é assim, alguns choram e outros se alegram. Muitos turistas inconformados com o descaso desta situação agradecem.

Vale ressaltar, que não apoio o desemprego que isso causará (inclusive, cabe a prefeitura solucionar). Apenas apoio o crescimento da cidade.

Paulo Noel disse...

Ficou feliz com sua participação caro anônimo. Mas, triste pelo seu anonimato. Até quando? Dá para se identificar na próximo> A democracia agradece. Paulo Noel.

Anônimo disse...

Imaginei que vc fosse escrever isso Paulo Noel. Concordo com vc que devemos colocar nossos nomes, mas infelizmente esta opnião não é muito bem vinda em nossa cidade. Com certeza Estarei participando com eu nome!!!!


1 Grande abraço...

Unknown disse...

Paulo Noel,

Eu gostaria de fazer algumas observações a cada um dos "7 erros" mencionados pelo “anônimo”:

1- Não existe uma secretaria de meio ambiente no município? Acredito esta secretaria deva ter funcionários capacitados para avaliar os danos ao meio ambiente. Mas pelo que posso ver, nenhum funcionário de lá passou por Santa Clara nos últimos 10 anos.

2- Se eu não me engano, ainda tenho em casa o edital do concurso da PMSFI. Nesse edital diz que existiu concurso para fiscalização de postura. Onde estão esses concursados que nunca agiram nessas questões?

3- Vale ressaltar que a própria prefeitura monta palcos na beira mar e financia shows em som alto. Esse som alto também desrespeita os habitantes da cidade / turistas / animais. Como o “anônimo” mesmo diz, culpa também da prefeitura que não quis corrigir.

4- Isso é caso de polícia! Sou totalmente contra esse tipo de atitude, mas quiosques de Copacabana e de Salvador também passam pelos mesmos problemas e nem por isso serão demolidos. Onde as autoridades estavam que não coagiram essas ilegalidades?

5- Brigas, desentendimentos e provocações acontecem em todo o município. Seja em um forró no Macuco, em jogo de futebol em Buena ou em bailes de Guaxindiba / Gargaú / Praça. Não é justo dizer que brigas acontecem apenas nos quiosques e por isso eles devem ser demolidos.

6- Porque simplesmente não desapropriaram os quiosques que se enquadram nessas questões e os repassaram para pessoas que pudessem cuidar? Quanto a orla não ser bonita eu concordo. Em Santa Clara não existe nem ao menos lixeiras na beira mar, o calçadão não possui pavimentação homogênea e nem iluminação completa. A secretaria de obras não seria responsável por prover essas coisas tão BÁSICAS para que a orla pudesse ter uma aparência melhor?

7- Se o "anônimo" acha que derrubando os quiosques o nível musical das praias irá melhorar, está profundamente enganado. As mesmas músicas que tocam nos quiosques tocam em carros particulares com alta potência de som e muitas bandas contratadas pela própria prefeitura para “animar” o verão possuem essas mesmas músicas em seus repertórios.

Chego a conclusão que muita coisa que acontece nos quiosques poderiam/podem ser evitadas se tivéssemos uma fiscalização para que se cumprisse com as normas. Mas não. As autoridades são omissas de suas responsabilidades, os quiosqueiros descumprem as regras e o município todo saí perdendo. Sem quiosques perde: o dono do depósito de bebidas, o dono do açougue, o dono da peixaria e o pescador, a cozinheira, o garçon, o dono da rádio que faz propaganda, o vendedor de aimpim, o dono da loja de embalagens e o quiosqueiro.

Não sei como o “anônimo” pode dizer:"vida é assim mesmo, uns choram outros se alegram". Quem se alegra com isso??? Só se for ele. Mas também...O que se pode esperar de uma pessoa que não tem nem coragem de se identificar, não é mesmo?

Grato pela atenção,

Ruy Temberg.