terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Carla Machado participa de reunião em Brasília com Ministro Mangabeira Unger e mais 50 prefeitos

Apenas 50 municípios brasileiros foram convidados para a reunião. O município sanjoanense estava lá representado pela prefeita Carla Machado.



Carla Machado com os Ministros Mangabeira Unger e Patrus Ananias após a reunião.

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, se reuniu nesta terça-feira (09), com 50 prefeitos do Brasil para tratar de assuntos relativos à gestão pública e São João da Barra foi um dos participantes.
“Ficamos felizes por nosso município ocupar esta posição estratégica. Isso mostra que estamos no caminho certo de um desenvolvimento sustentável que visa a qualidade de vida do cidadão, em todas as áreas, principalmente em Educação, Saúde e Assistência Social”, ressalta a prefeita.
Organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) a reunião teve como tema "As políticas públicas e o cidadão: uma visão federativa". Participaram além de Unger, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e parlamentares.
Para o ministro Mangabeira, a melhor maneira para se atingir um patamar satisfatório na gestão é a aplicação simultânea das agendas do século 19, com a constituição de uma burocracia meritocrática; do século 20, com a introdução do método gerencial no setor público; e do século 21, com a democratização do poder público e as parcerias com a sociedade. "A temática da gestão pública continua marginalizada no Brasil. Precisamos descobrir como levar essa temática para o centro do debate e mudar o cenário da gestão pública", afirma.
Ainda segundo Mangabeira, os prefeitos desempenham papel central na discussão sobre a gestão e a flexibilização do federalismo. "A nossa tradição no Brasil é uma repartição rígida de competências entre o governo federal, os estados e os municípios. Para resolvermos nossos problemas, precisamos desenvolver um novo estilo de colaboração federativa, em serviço da construção de um novo modelo de desenvolvimento", aponta o ministro.
Debates, painéis e exposições fizeram parte da programação. “O importante é que todos os prefeitos presentes expuseram suas experiências à frente de suas cidades. Aprendemos muito e também mostramos que apesar de estarmos em um município pequeno, temos muito a oferecer ao país, em termos de desenvolvimento, crescimento com o cooperativismo e ações voltadas para a qualificação da mão-de-obra local”, finaliza Carla. (Matéria de Bruno Costa)

Nenhum comentário: