segunda-feira, 13 de abril de 2009

Insegurança pública

Recebemos e-mail de Margarete Ramos comentando sobre segurança.
Já se tornou tão comum as mazelas humanas do século XXI que cada vez mais nossa capacidade de pressentir os riscos tem diminuído a ponto de não sabermos mais o que é ameaça ou não. Esse é o que deveria ser nosso primeiro instinto para evitarmos impactos maiores em nosso dia-a-dia.

Pois bem, essa matéria tem o objetivo de alertar as pessoas sobre o perigo que corremos em aceitarmos com normalidade aquilo que seria para nós o sinal de risco. É o que anda acontecendo em São Francisco em relação à segurança pública. Há bastante tempo temos notícias de arrombamentos de casas, roubos constantes de motos e outras coisas mais. No entanto, por falta de estrutura e profissionalismo, tudo acaba sem solução. Se perguntar aos moradores a frase que se ouve é " não adianta reclamar ou fazer ocorrência, pois nada será feito e nunca será resolvido". Ouvi isso neste sábado de ALELUIA ao ter minha residência em Valão Seco (São Francisco) saqueada. Ao ir à delegacia encontrei um agente administrativo que registrou a ocorrência, que não foi assinada por um delegado ou policial por estes não se encontrarem lá. Questionado sobre os procedimentos de perícia , o agente indicou, com sacarmo, que se quiséssemos deveríamos ir à Campos requerer uma perícia técnica que provavelmente demoraria dias para aparecer. Decorridos alguns segundos me lembrei do tempo que meu pai morreu em um acidente e tivemos que esperar quase um dia inteiro para a chegada da polícia e perícia para que seu corpo fosse removido e pudéssemos fazer seu enterro digno.

Verdade seja dita tenho muita vontade de voltar para minha terra definitivamente, morar e até cuidar dela assim como de sua população tão sofrida e abandonada em suas mazelas sociais. Dito como município de pior espectativa de vida, de menor índice de escolaridade e tantos outros mais e menos nos rankings, me entristeço em pensar que talvez essa minha vontade seja dissipada diante de tantas coisas ruins sobre o meu município querido. O pior é que a cada dia que passa tomamos a nossa falta de segurança como uma coisa comum, e por outro lado, os bandidos (que para mim tem gente de perto agendando e organizando os roubos) passam a achar fácil e comum roubarem nossas casas e nossos pertences a ponto de daqui a pouco as gangs dos centros urbanos virem em massa para nos assaltar. Afinal, quem poderá mudar essa situação? Nós, população Sanfranciscana ou vamos esperar mais uma vez pelos órgãos "competentes"? Pensem bem, e vamos à reunião de segurança pública na quarta dia 15/04.
Ass. Margarete Ramos
Sds. Ecológicas!! Margarete da Silva Ramos Analista de Sistemas Professora FSMA-Macaé
tel.: (22) 27598697

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, concordo plenamente com a Sra. Margarete. O Municipio de São Francisco de Itabapoana está nos deixando muito triste, com os fatos que vem ocorrendo e que nenhuma providência é tomada. Só temos a lamentar.

Lilian Gomes disse...

Quando é que vamos nos revoltar com esta falta de seguraça???Afinal os policiais estão ai para que?

ESTA MAIS DO QUE NA HORA DE ORGANIZARMOS UM PANELAÇO!!!!!

Margarete disse...

Sobre o panelaço podemos realizar um amanhã meia hora antes da reunião na Câmara.
Vamos avisar a todos. Irei a São Francisco pessoalemnte para organizar uma reação da população.