quarta-feira, 13 de maio de 2009

Produtor de São Francisco ganha mais espaço na Ceasa

Foto: Alessandra Lemos.
Nesta quarta-feira (13), o prefeito Beto Azevedo se reuniu com o diretor presidente da Ceasa-RJ, Ernesto Pamplona e o diretor técnico de relacionamento da secretaria estadual de Agricultura, João Maurício Tomasi com o objetivo de ampliar o espaço dos agricultores sanfranciscanos na Ceasa. Também participaram da reunião os secretários municipais de Agricultura, Nival Ornellas e de Planejamento, Marcelo Garcia, assim como o procurador geral, Enaldo Barreto.
Atualmente São Francisco ocupa o segundo lugar em volume de vendas e circulação de mercadorias na Ceasa, mas segundo o prefeito Beto Azevedo a meta é aproveitar o potencial de diversificação agrícola do município para ampliar este espaço. Só no ano passado o município vendeu entre outros produtos, 18 mil toneladas de aipim, 14 mil de abacaxi e 2 mil de maracujá. “Nossos produtos já têm uma tradição no mercado do Rio de Janeiro. Um exemplo disso é a farinha de nossa região que é famosa e imbatível na preferência dos consumidores”, disse Beto.
De acordo com Ernesto Pamplona é possível que o município conquiste, a partir deste ano, o primeiro lugar em comercialização. “Vamos dar total apoio à secretaria de Agricultura do município. Hoje os produtores sanfranciscanos têm 31 pedras e vamos dobrar este número e assim evitar a presença dos atravessadores”, afirmou Ernesto.
O secretário de Agricultura, Nival Ornellas, disse que em meados de abril, o prefeito Beto Azevedo já havia se reunido com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo para pedir mais espaço para o produtor sanfranciscano e destacou o apoio que o município vem recebendo. “O Christino tem nos dado uma atenção especial, sempre nos recebeu muito bem”, elogiou Nival.
No encontro desta quarta-feira, ficou definido ainda que os representantes da Ceasa e da prefeitura marcarão uma reunião com a Firjan para definir entre outros assuntos sobre a criação de um selo identificando os produtos do município através uma Packinghouse (casa de embalagem).
Packinghouse
Packinghouse é um programa desenvolvido pela Firjan e pelo Ministério da Integração Nacional, onde é criado um espaço para processamento e controle de qualidade de produtos, principalmente através do processamento de frutas em doces de compota e sucos. De acordo com o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, a prefeitura já está estudando a implantação do programa na cidade. “Nosso objetivo é que todos os produtos do município passem pela Packinghouse. Ela ajudaria a termos um padrão de qualidade que seria certificado pelo Selo. Ele ajudaria a diferenciar nossos produtos.”, explicou Marcelo. ( Ascom - SFI)

Nenhum comentário: