quarta-feira, 13 de maio de 2009

São Francisco vai sediar reunião da região Costa Doce

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana vai sediar, dia 26 de maio, a próxima reunião dos secretários de Turismo dos municípios que pertencem à Região Costa Doce (formada pelas cidades de Campos, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra). A realização do encontro foi decidida na última reunião do grupo que aconteceu nesta terça-feira (12), em Cardoso Moreira.
O objetivo dessas reuniões, que também já aconteceram em Campos e São Fidélis, é programar ações integradas de desenvolvimento do Turismo na região. No último encontro ficou definido que todos os municípios que pertencem à Região Costa Doce farão um inventário turístico no qual a infra-estrutura será traçada bem como o perfil da cidade. Este levantamento é importante para que as prefeituras se cadastrem e sejam contempladas pelos programas do governo federal.
Na reunião, que acontecerá em São Francisco, serão definidos os prazos para início e término dos inventários. Os municípios também delinearão, em conjunto, um planejamento estratégico da região e a contratação de uma empresa para captação de eventos.
Para o secretário de Turismo de São Francisco, Jairo Batista, os demais secretários têm se mostrado muito empenhados em realizar ações em conjunto para o setor. “Já houve reuniões com este objetivo antes, mas acabaram não tendo continuidade. Os municípios estavam mais voltados para captação de recursos através dos royalties. Agora há uma nova visão sobre o que o Turismo pode fazer pela região, inclusive com um município forte como Campos empenhado em fazer este planejamento integrado do turismo na região”, salientou Jairo. (Ascom- SFI)

Um comentário:

Andre Pinto disse...

Prezado amigo Paulo Noel,
Fiquei muito feliz com a iniciativa das cidades co-irmãs em incrementarem o turismo da Costa Doce. Como Técnico em Turismo cadastrado na Turisrio e como guia regional com trabalhos voltados à Costa Doce quanto ao turismo ecológico, Ecoturismo, Turismo Científico (Serviços feitos à UFF e UERJ) e turismo histórico tenho a dizer que este é o verdadeiro caminho do desenvolvimento sustentável regional e a saída para a crise que assola o mundo. Estarei em São Francisco no próximo dia 20 de maio juntamente com o Projeto Pólen de Campos, S.J. da Barra e São Francisco e também levo a Agência de Turismo sanjoanense PORTAL COSTA DOCE DE ECO-TURISMO para conhecermos os atrativos naturais, culturais e históricos de São Francisco do Itabapoana, realizando um verdadeiro "famtur" (sigla em inglês de Familiarization tour - reconhecimento do local e divulgação na mídia). no roteiro está a visitação do manguezal, a visitação à fazenda do Barão Von Kummer (Tipity) e a unidade de conservação da Mata do Carvão e se der tempo o sítio arqueológico de Manguinhos. É pena não dar para irmos ao Sítio arqueológico - Sambaqui da Alma Pura na Ilha do Lima. Excepcional!Recebi ainda,com muito orgulho, um convite do Projeto Pólen de São Francisco do Itabapoana para dar uma palestra, na semana de meio ambiente, sobre a história da Companhia da Vala Navegável do Sertão de Cacimbas, seu Canal de Cacimbas (passado e presente) e a questão ambiental da mata de tabuleiro. Estaremos juntos aí em S.F. do Itabapoana e bateremos aquele papo que só "blogueiro" tem. Aproveitarei para levar-lhe o relato (processo inteiro) do naufrágio do navio "Araão" na boca da barra do Itabapoana em 1871 que é muito rico em detalhes. Estou à busca do processo judicial do caso do Navio "Serafim Donato" de Simão Mansur, que também é muito rico em história e dá até romance de TV assim como a história da Tipity! Viva a História, o turismo, viva São Francisco do Itabapoana! Abraços ao Secretário Municipal de turismo Jairo Batista. Até breve,
André Pinto.