quarta-feira, 17 de junho de 2009

São Francisco se prepara para campanha de vacinação contra Poliomelite

Foto: Divulgação.

Campanha contra a poliomielite é prioridade para rotarianos. Segundo o presidente do Rotary São Francisco de Itabapoana Silvino Santos, o rotariano tem o dever de agir, para que o índice de vacinação seja de 98% nas cidades onde existe um Rotary Club. “Nossa função é de estimular a vacinação, conscientizar do ato e ajudar a conseguir vacinar o maior número possível de crianças”, disse. “Fora isso, não é função do Rotary e sim do Poder Público”, completou.


A primeira etapa da campanha de vacinação contra Poliomelite em São Francisco de Itabapoana começa no próximo sábado (20). A ação da Secretaria de Saúde, por meio do Programa Estadual de Imunização, tem como meta vacinar todas as crianças menores de cinco anos do município. A segunda etapa ou reforço da vacina acontecerá no dia 22 de agosto. A campanha tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil.
Para a ação, a Secretaria de Saúde disponibilizará aproximadamente 4.000 doses que serão distribuídas em 23 postos de atendimento em todo município. O horário de funcionamento será das 8h às 17h.
A coordenadora de imunização municipal, Viviane Ferreira ressalta que os pais devem levar as crianças com até 5 anos completos. “É importante lembrar que as crianças que precisam ser imunizadas são as de zero até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças acima de 5 anos já não precisam mais”, enfatiza Viviane, lembrando ainda que os pais não devem esquecer de levar os cartões de vacinação dos filhos.
“A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que pode provocar seqüelas permanentes ou até mesmo levar à morte, por esta razão devemos dar total prioridade a esta ação”, declara o Secretário de Saúde, Fabiano Córdova.
Ainda segundo o secretário, a vacina oral contra pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença. O Brasil vem mantendo suas coberturas vacinais e tem alcançado altos índices, mas existem fatores de risco que podem ocasionar a reintrodução do poliovírus no país, entre eles o intenso fluxo de viajantes internacionais. A vacinação em massa é extremamente importante e todas as crianças na faixa etária indicada devem ser vacinadas, independente de já terem recebido a vacina em campanhas anteriores.

Nenhum comentário: