quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Detalhes da cassação de Adriana Coelho

O blog teve acesso à sentença no momento em que a decisão se tornava pública.





A Justiça Eleitoral de SFI tornou pública nesta quarta-feira (09) a decisão em primeira instância do processo que pedia a cassação do mandato da Vereadora Adriana Coelho (foto: arquivo blog), eleita pelo PDT. O processo foi movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que afirma ter havido abuso do poder econômico e capitação ilícita de sufrágio na distribuição de gasolina durante o período eleitoral. Na sentença, o Juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo julgou procedente o pedido do MPE e, além da cassação, tornou Adriana inelegível por três anos, a contar da última eleição, e estipulou o pagamento de multa no valor de 15 mil UFIR. O Paulo Noel procurou Adriana agora à noite em sua residência, mas ela não foi localizada. Dois assessores disseram que já está sendo montado um corpo jurídico para trabalhar na defesa. Paulo Noel solicitou junto aos assessores uma entrevista com a vereadora para que ela comentasse a decisão. Adriana pode recorrer em 2ª instância e entrar com um pedido de liminar para ter o cargo de volta, até que o Tribunal Regional Eleitoral analise o caso. Enquanto um processo não é julgado em última instância, ou seja, enquanto ainda houver possibilidade de recorrer de uma decisão, em instâncias superiores, todos são considerados inocentes. Entretanto essa decisão em primeira instância resulta na convocação do primeiro suplente pelo PDT. Com isso assume a vaga o suplente José Pinto Filho (Pintinho). É possível que a posse de Pintinho aconteça já nesta quinta-feira (10). São réus no mesmo processo o ex-vereador Fauazi Ribeiro Cherene e o técnico em informática Luciano Pessanha da Mata. Na sentença Luciano ficou inelegível por três anos, já Fauazi, além da inelegibilidade, foi condenado a pagar multa. Ambos também podem recorrer.

15 comentários:

Anônimo disse...

Adriana! estou torcendo por vc,aprendi a gostar de vc como pessoa,e tenha fé em deus pois ele tem o melhor para vc,se for da vontade dele vc voltará,se não for ele sabe de todas as coisas e tem o melhor para vc e sua família.
espere em Deus que tudo dará certo.bjs

Anônimo disse...

Adriana,não se preocupe no fim tudo dará certo,se for por isso todos os vereadores e inclusive o nosso prefeito será cassado!!

Anônimo disse...

Adriana,não se preocupe no fim tudo dará certo,se for por isso todos os vereadores e inclusive o nosso prefeito será cassado!!

Thiago Viana disse...

Prezado Paulo:

Queria solicitar o apoio deste blog e de sua rádio, pois surgiu ontem (09 de setembro) uma informação que o 8º BPM estaria pretendendo fechar o DPO de Travessão de Barra.
Gostaria, se possível fosse, que você fizesse contato com as autoridades competentes para verificar se é verdadeira a informação e, caso seja, lute para que não ocorra a desativação do DPO.
A razão para a manutenção do DPO é óbvia: Se no passado houve a necessidade de se construir um posto policial na comunidade, imagine hoje com a criminalidade aumentando.
Como você bem sabe, Travessão de Barra e localidades adjacentes têm hoje uma população estimada em cerca de 6000 habitantes.
Se essa informação for realmente verdadeira será um caos, pois, se tem ocorrido furto à residência e outros delitos mesmo com o DPO, imagine sem o mesmo!
Atualmente o DPO de Travessão de Barra não dispõe de viatura, o que é lamentável, pois é primordial que seja realizado o patrulhamento ostensivo em Travessão de Barra e adjacências.
Ao invés de dar mais segurança para a população querem desativar o DPO? Se isso for verdade é uma falta de respeito com a comunidade.
Solicito seu apoio nesta reivindicação, pois com certeza é o desejo dos moradores da comunidade.

Att.

Thiago Gomes Viana.

Anônimo disse...

Passou da hora da justiça começar atuar em São Fco,isso é para mostrar que as leis existem.

Fernanda disse...

Adriana sei que vc está passando por momento dificil na sua saúde e não se entregue pois vc fará falta na politica mais cuide de sua saúde pois vc tem tres filhos pra criar e educar, seja guerreira e mostre garra nesta hora,o resto deixe que Deus sabe de todas as coisas, vc representa a voz da mulher na politica de são francisco de Itabapoana e tem pulso firme no plenario lutando pelos menos favorecidos, um fã...

Fernanda Barreto Gomes..Sfi

Fernanda disse...

Adriana sei que vc está passando por momento dificil na sua saúde e não se entregue pois vc fará falta na politica mais cuide de sua saúde pois vc tem tres filhos pra criar e educar, seja guerreira e mostre garra nesta hora,o resto deixe que Deus sabe de todas as coisas, vc representa a voz da mulher na politica de são francisco de Itabapoana e tem pulso firme no plenario lutando pelos menos favorecidos, um fã...

Fernanda Barreto Gomes..Sfi

Cidadão Sanfranciscano disse...

Paulo, adriana foi cassada por captação ilícita de sufrágio, os votos dela se tornam nulos com base nisso, sendo assim, o coeficiente eleitoral baixa para 2808 votos (já acresentando os votos dados á Marquinhos de Santo Amaro, Romário da Rinha, Elias da Eletrônica, Erval do Vilão, Willian Almeida, Sula de Santa Clara e Preguinho, que devem ser retirados dos cálculos, por terem se tornado nulos).
Com o coeficiente nesta casa, quem entra é claudinho viana, por ter a 3º melhor média.
Pode conferir o que estou falando.
Cidadão Sanfranciscano.

Anônimo disse...

Paulo, de acordo com a lei, Adriana cassada, os votos que lhes foram conferidos seriam anulados, eliminando assim a legenda do PDT, sendo assim, torna-se impossivél ter um representante do PDT no Legislativo.

Resumindo, nem 1º e 2º suplentes assumirão a cadeira na Camara, pois o PDT não atingiria quoficiente eleitoral.

OBS: E agora? Sem 1068 votos?
Quem assume? Dê acordo com as nossas contas seria o verador do DEM (Zé Cherene).

Confirme no Cartório Eleitoral.

Ass.: Luciano, Lene e Reinaldo.

Anônimo disse...

Adriana, vc é uma pessoa Especial e uma mulher guerrreira e vitoriosa. Como vc mesmo diz: Deus está no controle de tudo.

Anônimo disse...

Srs. Luciano, Lene e Reinaldo, quem assume a vaga é o claudinho viana, pois com a nulidade dos votos da adriana, junto com a nulidade dos votos dados aos candidatos marquinhos de santo amaro, romário da rinha, elias da eletrônica, preguinho, erval do vilão e willian almeida (todos com registros indeferidos ou que renunciaram antes da eleição), o coeficiente eleitoral cai para 2809 votos.
Realmente a coligação PDT/PTB não faz nenhum vereador.
Pelo coeficiente partidário, de 2809 votos, o PMDB tem uma vaga - que seria do caboclo, o PSDB tem 2 vagas - fabinho e jarédio, o PP tem 1 vaga - renato de buena, o DEM 1 vaga - tininho e o PSB 1 vaga - jamiltom.
Restam 3 vagas pela média.
1ª média - PMDB com Sérgio Elias
2ª Média - PP com Cládio Henriques
3ª média - PSDB com claudinho viana

o cálculo do coeficiente partidário se faz dividindo o número de votos válidos da coligação/partido pelo coeficiente eleitoral (2809 votos).

o cálculo da média se faz dividindo o número de votos válidos da coligação/partido pelo número de vagas conseguidos no coeficiente partidário + 1. quem tiver a maior média tem a 1ª vaga e assim sucessivamente.

e o q pode se ve na lei.

Anônimo disse...

NoSsa quantos comentários!!!
Mais concordo que a justiça tem que ser feita e se a Adriana teve abuso de poder deverá ser punida sim, caso contrário devem ser analisados para poder tomar as decisoes corretas! Nós cidadãos Sanfranciscanos temos que lutar pela política limpa para nosso município crescer e desenvolver para colhermos bons frutos!
Só espero que ainda tenhamos tempo para isso.

Um grande abraço amigo Paulo Noel...

Maria Rita...

julio disse...

parabens a justiça pela atitude tomada, quem deve tem que ser punido

Anônimo disse...

Cuidado não jugueis para não ser julgado. Julio que Jesus o abençoe.e sempre de graça para receber os Parabéns em momentos felizes.

Anônimo disse...

Presidente da Câmara de São Francisco, Florentino Cerqueira espera dar posse a suplente esta semana

Paulo Renato Pinto Porto

Agora é definitivo, pelo menos até uma outra decisão em contrário. O substituto da vereadora Adriana Coelho (PDT), de São Francisco de Itabapoana, que teve o diploma cassado pela Justiça Eleitoral por irregularidades na campanha de 2008, será José Pinto Filho (PDT).

Havia dúvida se a decisão judicial tinha cassado também o registro da candidatura de Adriana, o que implicaria na anulação de seus votos, impedindo o PDT de somar legenda. Mas a sentença cassou apenas seu diploma, dúvida foi esclarecida no cartório eleitoral da 130ª eleitoral, o que dá margem a que Pinto assuma a cadeira no Legislativo.