domingo, 19 de setembro de 2010

Inea apresenta projeto arquitetônico da sede da Estação Ecológica de Guaxindiba


Na tarde da última sexta-feira, 17/09, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) apresentaram para autoridades municipais de São Francisco de Itabapoana o projeto arquitetônico da sede da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba. O encontro aconteceu na sala de reuniões da prefeitura. A Estação Ecológica possui o último remanescente de floresta estacional semidecidual, conhecida na região como Mata do Carvão.

O terreno de 3.600 m² onde será construída a sede foi doado pela prefeitura, mas a doação ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Vereadores. O projeto também precisa ser apresentado à Câmara de Compensação Ambiental do estado, órgão colegiado que tem como principal atribuição definir a aplicação dos recursos oriundos de compensação ambiental feita por empreendimentos de significativo impacto ambiental.

A obra de construção da sede está orçada em R$ 2 milhões. O projeto intitulado de kit sede prevê a construção do centro para visitantes, alojamento para os guardas-parques e pesquisadores, teatro e casa para o chefe da estação ecológica.

A chefe da Estação Ecológica de Guaxindiba, Vânia Coelho, contou algumas novidades ecológicas do projeto como a utilização do sol e dos ventos como forma de energia. “A sede foi projetada para ser ecologicamente correta por isso vamos utilizar tijolos de solo-cimento, que não precisa de argamassa para juntá-lo, basta encaixá-lo. Outra curiosidade é o lago do nosso pátio, que é na verdade um biodigestor, uma espécie de filtro natural para tratar o esgoto e reaproveitar a água”, destacou Vânia.

Com informações da Ascom
Fotos: Marcos Lemos

Nenhum comentário: