terça-feira, 25 de janeiro de 2011

São Francisco de Itabapoana terá novo parque de energia eólica


Empreendimento será cinco vezes maior do que o já existente.

Investimentos estão orçados em 540 milhões de reais.


Com a necessidade de aumentar a matriz energética brasileira, aliada à busca por fontes de energia cada vez mais limpas, como a eólica, tem crescido o número de empresas criadas para atuar neste setor. E ao que tudo indica esses investidores estão de olho nos ventos que sopram em terras sanfranciscanas. Depois da GESA - Gargaú Energética – que já opera com o primeiro parque eólico da Região Sudeste, é a vez da MML Energia anunciar que vai construir o segundo parque eólico de São Francisco de Itabapoana. O novo empreendimento será cerca de cinco vezes maior do que o atual, e está orçado em 540 milhões de reais.


O assunto, que era tratado sem alardes e de forma discreta entre a empresa e os proprietários de terras a nordeste da sede do município, se tornou público na noite desta segunda-feira, 24-01-11, em Bom Jardim, localidade a cerca de cinco quilômetros do Centro. Na ocasião, já em comprimento à legislação ambiental, foi realizada a primeira reunião pública. Lá foi apresentado o projeto que ganhou o nome de Central Geradora Eólica Bom Jardim I. Apesar do nome, e de a primeira reunião ter sido realizada em Bom Jardim, o empreendimento não será construído na comunidade. É que a idéia do projeto nasceu em Bom Jardim, há cerca de dois anos, quando os primeiros empreendedores iniciaram as conversas com os proprietários de terras.


O novo parque eólico terá 85 torres, equipadas com aerogeradores que somados terão a capacidade de gerar 136.000 KW. A previsão é que as obras comecem em 2012 e o parque entre em operação em 2013. Segundo um dos proprietários das terras, Gelson de Oliveira Pessanha, a estimativa e de serem gerados 500 empregos na fase de construção.


Localização – A Central Geradora Eólica Bom Jardim I está localizada no município de São Francisco de Itabapoana, cerca de 5 km a nordeste do município. O parque será instalado em terras alugadas de fazendeiros. A área escolhida está compreendida desde a Fazenda São Pedro, próximo à Praia de Manguinhos, passando por terras a leste da Mata do Carvão, até propriedades próximas à localidade de Vilão. Algumas torres também ficarão muito próximas à comunidade de Coréia, no entorno de Buena.


O novo Parque Eólico mudará a paisagem dessas áreas, já que será possível avistar as torres, tanto olhando do litoral para o interior, pela RJ-196; quanto no sentido contrário, pela RJ-224.


Além de Gelson, dentre os proprietários de terras envolvidos no projeto estão: José Renato (genro do ex-prefeito e saudoso Pedro Cherene), Carlinhos Telhado, Rodrigo Quitete, entre outros. A parceria com os proprietários está firmada, e já existem arranjos de locação para as 85 torres.


Em conversa com o Blog, Gelson disse que a MML ainda trabalha na construção de um terceiro Parque Eólico, ainda em estudos, próximo à Praia de Lagoa Doce, que teria mais 30 torres eólicas.



Clique nas imagens para ampliá-las
Os pontos em amarelo representam as torres eólicas.



Capa e ilustração do 'folder' com o esboço do projeto.

5 comentários:

Unknown disse...

Nobre Blogueiro,é com muito satisfação que percebo a continua brisa do progresso soprando pelas bandas de São Francisco.A bem sucedida investida de uma empresa recém criada para a construção do parque gerador, de Gargaú, aguçou o interesse de "investidores".O investimento feito na unidade de Gargaú,grande parte vem do BNDS(banco do governo),pouco capital privado foi investido no negócio,sendo os investidores,pessoas com pouca expressão no mundo dos negócios.
O investimento anunciado pela sua emissora e blog é infinitamente maior e não se falou de onde deverão vim os recursos(leia matéria),muito me deixa intrigado quando para o anuncio de tão importante Empreendimento a mídia utilizada seja apenas uma pequena faixa colocada na pracinha da cidade e no muro da residência de um dos envolvidos,e nem um veiculo de comunicação convidado ou informado da reunião.
Sou conhecedor da sua sapiência e da capacidade de compreensão dos internautas,por isso deixo o meu pensamento questionador para breve reflexão.
Ficarei muito feliz com a publicação de tão singelo texto em teu jornal eletrônico.

Anônimo disse...

olá ,boa tarde sou moradora de sossego ,fico perplexa diante desta postagem pois a mesma não divulga o valor que são francisco recebe ou receberá com tal empreendimento,sabemos que seria correto esta divulgação pois é da nossa terra que sai tanta energia.um abraço fernanda.

Paulo Noel disse...

Caro internauta do mato. Agradeço seu acesso e concordo com você. Mas por favor, vou ficar rouco de tanto argumentar com os amigos internautas, pedindo que se identifiquem. Não custa nada. Não devemos temer nada. A nossa Carta Maior diz muito bem sobre o anonimato. Dê uma olhada. Agora você tem razão. Achei também muito estranho a imprensa local não foi informada de nada. Soubemos já a noite desta reunião através de uma ligação de um amigo. Mesmo assim fomos lá. Agora, não se esqueça é importante sua postagem. Mais importante ainda sua identificação, até mesmo para nos conhecermos. Att. Paulo Noel.

Vinícius Berto disse...

Cresçamos juntos

Fernanda, o que mais me deixa feliz é que cresce a cada dia o grau de exigência do leitor do Blog. Fazemos o blog com grande contentamento pela evolução do senso crítico do leitor. É sinal que cresce a nossa responsabilidade e o nosso comprometimento com os assuntos que permeiam o crescimento da cidade.

Quanto à questão que lhe causou perplexidade, não gera vultoso retorno para SFI, como geram os royalties do petróleo aos nossos “primos ricos”. Trata-se de uma empresa que gera e vende energia à Eletrobrás para reforçar o Sistema Nacional. E essa relação de venda resulta em ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, entre outros impostos. Esses impostos vão para os cofres públicos, mas para saber o exato valor que o Município de SFI arrecada com o Parque Eólico de Gargaú, somente a administração poderia divulgar esse levantamento.

Valeu a sua participação, e devo até parabenizar essa sua inquietude e perplexidade.

Anônimo disse...

Paulo Noel bom dia porque que vc tirou as noticias do naufragio?