quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Petrobras promove a soltura de tartarugas do Projeto Tamar, em Macaé

A Petrobras convida crianças e adultos para acompanharem a soltura de filhotes de tartarugas do Projeto Tamar, na manhã deste sábado (12), na Praia dos Cavaleiros, em Macaé.

.
O evento contempla a soltura de, aproximadamente, 50 exemplares e uma palestra do biólogo marinho Jorge Assumpção, coordenador do Projeto Tamar na região da Bacia de Campos, sobre a importância da preservação do meio ambiente e das espécies marinhas.

Trabalho de campo, no mar e nas praias

O Projeto Tamar, parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a Fundação Pró-Tamar, possui patrocínio da Petrobras, há 30 anos, para o desenvolvimento de pesquisas, a proteção e o manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil - todas ameaçadas de extinção: cabeçuda (Caretta caretta), de pente (Eretmochelys imbricata), verde (Chelonia mydas), oliva (Lepidochelys olivacea) e de couro (Dermochelys coriacea).

O Tamar protege cerca de 1,1 mil quilômetros de praias, através de 23 bases de pesquisa mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas dos Estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte (Pipa), Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Na temporada de 2008/2009, o Projeto registrou um total aproximado de 18 mil desovas, considerando os ninhos do litoral e das ilhas oceânicas. O Tamar protege cerca de 900 mil filhotes a cada nova temporada e alcançará a marca de 10 milhões de filhotes lançados ao mar.

Nenhum comentário: