sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Secretaria de Saúde de SFI realiza semana de conscientização contra a hanseníase

A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana realizou nesta semana ações de conscientização contra a Hanseníase. A intenção foi sensibilizar a população e os profissionais da área de saúde sobre a doença. A iniciativa foi coordenada pelo programa de Hanseníase, juntamente com o Programa de Tuberculose e Vigilância Epidemiológica do município.




Foram realizadas diversas ações, entre elas, capacitação com os funcionários sobre os sintomas da hanseníase; exposição das formas de manifestação clínica da doença; instalação de tenda no centro da cidade para a realização de testes nos pacientes com manchas suspeitas e divulgação da enfermidade em todo o centro da cidade com faixas, cartazes e distribuição de folders.De acordo com o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, o dia nacional contra Hanseníase já passou, mas a luta continua.
"Procuramos fazer uma divulgação em massa para alcançar o maior número de pessoas, exibimos, inclusive, vídeos informativos sobre a doença nas salas de espera das Unidades de Saúde. As ações terminaram, mas não podemos nos esquecer que devemos estar sempre em alerta para que juntos eliminemos a Hanseníase", salientou o secretário que também lembrou a questão do preconceito da doença que ainda existe.

"O mais importante são as pessoas vencerem o preconceito e procurarem as Unidades Básicas de Saúde, pois a Hanseníase tem tratamento e cura", finalizou o secretário. (Assessoria de Imprensa da prefeitura de SFI)

Nenhum comentário: