quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Blogueiro tem computador apreendido pela justiça

A Justiça expediu nesta quarta-feira (26) mandado de busca e apreensão contra o blogueiro Noel Júnior, que teve o seu computador apreendido. O mandado foi cumprido por um oficial de justiça na residência do blogueiro, em Guaxindiba. Não conhecemos o teor do processo aberto contra o Noel, mas segundo o próprio blogueiro, a ação foi movida (provavelmente a acusação é de calúnia, injúria e difamação) pela WFC CONCEITO EM ALIMENTAÇÃO LTDA ME, empresa responsável pela merenda escolar, terceirizada pelo município.



O blog do Paulo Noel e a Rádio São Francisco defendem a liberdade de expressão, o direito ao contraditório e a garantia do direito de resposta. Preocupa-nos o anonimato e as acusações sem provas. Para denunciar é preciso apresentar elementos que possam incriminar alguém. Palavras anônimas ao vento não basta para a justiça; caso contrário, o mínimo que esses comentários irão gerar são processos contra blogueiros. A favor da liberdade de expressão, esse risco os blogs correm diariamente. Entretanto os internautas precisam se expor para continuarmos exercendo com democracia essa liberdade alcançada em nosso país.



Paulo Noel e Vinícius Berto



Matéria corrigida - O Blog vai checar uma informação que chegou a nossa redação sobre a participação da justiça de Itaperuna no caso. Por isso, paira uma dúvida sobre qual magistrado assinou o mandado de busca e apreensão. Alteramos o início do texto para checar, já que até então a informação era de que o magistrado que determinou a busca e apreensão foi o Dr. Leonardo Cajueiro D'Azevedo.




Atualizado às 14h08m: De acordo com informação que chegou ao Blog a ação penal privada foi dada entrada pela WFC Conceito em Alimentação no município de Itaperuna, cuja juíza Leidejane a encaminhou ao Ministério Público daquela cidade que, por sua vez, enviou uma precatória a Justiça de SFI para que fosse cumprido o mandado de busca. Entretanto, o teor da petição e o que motivou tal decisão ainda não chegou ao nosso conhecimento ,e, nem foi publicada pelo Blog do Noel Junior. Fazemos um apelo ao blogueiro para que a publique, para que possamos entender e melhorar analisar o que aconteceu.

Atualizado às 17h48m de 30-10-11- Leia aqui e entenda na opinião do Blog Reflexões o caso do Blog do Noel Junior.


Nenhum comentário: