quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Em SFI, LLX não divulga audiências públicas como deveria


Recebemos e-mail de Lucia de Brito, diretora do Instituto Pinokio, com informações da Audiência Pública da LLX sobre o Terminal Sul do Superporto do Açu. Minha amiga Lúcia, bem que o Eike Batista poderia mandar uma ajuda para a sua Instituição, afinal você está fazendo o que é obrigação deles, divulgar amplamente um evento como esse. Lamentavelmente a empresa não divulga as coisas em São Francisco de Itabapoana como deveria. Colocam faixa na cidade, fazem reunião prévia sem a devida divulgação, e só. Confira o ótimo e-mail da Lucia:

Boa Noite Paulo Noel,

Amanhã, dia 26 de outubro haverá uma AUDIÊNCIA PUBLICA no SESI de Guarus da LLX/EBX. Inicio 19 horas.

Gostaria que você publicasse no seu blog sobre esta reunião, pois creio que o povo de São Francisco desconhece o assunto, pois na Prévia desta Audiência - na Escola Estadual de São Francisco na semana passada - tínhamos muito poucas pessoas representando o Município. Precisamos esclarecer ao nosso povo que estamos localizados na maior área de impactos ambientais, sociais e cultural.

De acordo com as propostas da LLX, para obterem a Licença Prévia, São Francisco não aparece em nenhum mapa, gráfico ou fala. OS IMPACTOS SÓCIO AMBIENTAIS PARA ELES, TERMINAM NO RIO PARAÍBA, exatamente em nossa divisa e, como se não bastasse a FERROUS também se diz descompromissada pois os impactos de seus empreendimentos terminam no Rio Itabapoana.

Estamos no meio do bombardeio e o povo de São Francisco não despertou para isso. Ambos os Municípios vão gerar muitas verbas, e nós ganharemos os problemas gratuitamente.

Se não haverá IMPACTOS NEGATIVOS, Porque compromissos de ôba, ôba com as Comunidades Quilombolas e Pesqueiras? Porque Reuniões Prévias em São Francisco, que por sinal foram pouco divulgadas?

Reuniões com o poder Publico a sete chaves um dia antes da Prévia?

Sabe amigo, são muitos os PORQUÊS!!!! As respostas, o povo de São Francisco terá que ir buscar nesta AUDIÊNCIA PÚBLICA.

Paulo, você como nosso maior veículo de comunicação, conhecedor de todo este contexto, das condições de POBREZA que ando nosso Município por favor faça a divulgação, alerte o nosso povo para que reivindiquemos os nossos direitos participando esta AUDIÊNCIA PUBLICA.

Haverá ônibus saindo de Gargaú às 17 horas, seguindo para Santa Clara, Sossego e Guaxindiba. Ultimo ponto desta linha será enfrente a prefeitura em São Francisco.

A outra linha saíra de Barra do Itabapoana às 17,15 horas, na Praça da Igreja Católica, indo pelo Litoral, passando por Guriri, Buena, Quaxindiba e São Francisco.

Agradeço por sua costumeira e precisa atenção.

Abraços.

2 comentários:

Tarcizo Fonseca disse...

Realmente é uma “baita molecagem” o que estão fazendo com o povo de SFI. Está na hora de nossos representantes (vereadores e demais autoridade constituídas) estarem presentes nesta audiência e ver o que pode ser feito em nosso beneficio e tentar “barrar” tudo aquilo que possa um dia nos trazer prejuízos em caso de Impactos Ambientais, sociais e financeiros. Isto nada mais é uma obrigação dos que hoje estão à frente da administração de SFI.
Tarcizo Martins da Fonseca.
Biólogo – Morador de Gargaú.

Anônimo disse...

É de suma importância que o povo de São Francisco se faça presente,um empreendimento deste vai causar certamente muito impacto nesta região. Esta presente mostra que o povo não esta inerte a essa situação.