domingo, 4 de novembro de 2012

Movimentos migratórios para o Brasil no século 21 é tema da redação do Enem


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrentaram neste domingo (4) o segundo e último dia de provas. Em cinco horas e meia - uma hora e meia a mais em relação a sábado, os estudantes responderam questões de português, códigos e matemática, além de ter de escrever uma redação. O tema deste ano foi O Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21.

Os primeiros estudantes que deixaram o campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) disseram ter ficado surpresos com o tema da redação. "Não era esperado esse tema, sobre movimento imigratório", disse Larissa Braga, de 18 anos. Para ela, muitos estudantes aguardavam assuntos como mensalão ou sustentabilidade. "Já havia lido algo a respeito de movimento imigratório para o Brasil, mas não sabia muita coisa e não devo ter feito uma boa redação", afirmou.

Uma das novidades do Enem 2012 é a nova metodologia de correção da prova de redação, que será avaliada por duas pessoas, sem que uma conheça a nota que a outra deu. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, se a diferença da nota final da redação for superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor. A nota máxima possível é 1.000 pontos.

Anteriormente, a terceira correção só ocorria quando a divergência entre as notas fosse superior a 300 pontos. Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser diferente da oferecida pelo segundo em menos de 200 pontos, a nota final da redação do candidato será obtida por meio da média aritmética das duas.

Na correção da redação, segundo o Inep, cinco critérios serão considerados: domínio da língua portuguesa; compreensão do tema proposto; capacidade de selecionar e organizar ideias; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta para o problema abordado.

Pelas regras do Enem, o estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto; apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; entregar folha em branco, com sete linhas ou menos; copiar os textos motivadores; e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.

Cerca de 5,7 milhões de estudantes de todo o país se inscreveram para o Enem 2012. O segundo dia de provas começou às 13h no horário de Brasília e vai até as 18h30.

Fonte: Revista Época

Nenhum comentário: