quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Jovem ciclista de SFI é destaque no Globoesporte.com

O jovem ciclista sanfranciscano Gustavo Araújo está participando das Olimpíadas Escolares em Cuiabá (MT). Confira matéria do Globoesporte.com com o atleta que é destaque no esporte:


Ciclista do Rio se divide entre treinos, escritório e plantação de abacaxis

Após ser atropelado e abandonar disputa das Olimpíadas Escolares de 2011, Gustavo Araújo busca bom resultado na prova de estrada pela etapa nacional

Ana Carolina Fontes - Direto de Cuiabá, MT


Estudar, trabalhar como office boy em um escritório de contabilidade, treinar e ainda ajudar o pai, agricultor, em uma plantação de abacaxis. Essa é a rotina semanal de Gustavo Araújo, destaque da equipe de ciclismo do Colégio Estadual São Francisco (RJ), nas Olimpíadas Escolares, que estão sendo realizadas até o dia 8 de dezembro, em Cuiabá (MT). Sétimo colocado no contrarrelógio da etapa nacional, o jovem de 17 anos busca uma medalha na prova de estrada, neste domingo, às 9h, na Av. Beira Rio. Gustavo pratica o esporte há 10 anos, mas treina e compete com uma bibicleta emprestada de um amigo do técnico, Marcos Coutinho, porque não tem recursos para comprar uma nova. Como estuda de manhã e trabalha à tarde, se dedica às pedaladas apenas à noite - aos finais de semana e feriados, o ciclista vai para a plantação, a 50km de Campos (RJ).

- Depois de ir à escola, vou trabalhar como office boy no escritório e faço tudo de bicicleta, é o meu meio de transporte. À noite, vou pedalar na rodovia Afonso Celso e, nos fins de semana, ajudo o meu pai na plantação de abacaxis, é um serviço bem pesado. Meu sonho é me tornar um ciclista profissional, mas, se não der certo, gostaria de seguir na área de contabilidade, um assunto que me interessa - contou  o atleta, que deu os primeiros passos no esporte no mountain bike.

Gustavo Rio de Janeiro ciclismo Olimpíadas Escolares  (Foto: Ana Carolina Fontes)
Gustavo treina para a prova de contrarrelógio nas Olimpíadas Escolares em Cuiabá (Foto: Ana Carolina Fontes)
Natural da cidade de São Francisco de Itabapuana, a 368 km da capital fluminsense, ele conta que adora tocar guitarra nas horas vagas.

- Meu hobby é a guitarra, instrumento que eu aprendi sozinho, pesquisando na internet. Comecei no violão e depois eu mudei, costumo tocar com os meus amigos Felipe, Denilson e Alan na Igreja Batista da minha cidade. A gente toca gospel, mas eu gosto mais de reggae. Não tenho uma banda, toco apenas por diversão, meu foco mesmo é o ciclismo.

Gustavo estava ansioso pela sua estreia nas Olimpíadas Escolares. No ano passado, o ciclista foi atropelado por um ônibus, sofreu algumas escoriações e precisou abandonar a disputa. Campeão do Rio de Janeiro na etapa estadual do torneio estudantil, o ciclista passou um sufoco antes de ir a Cuiabá, sede da fase nacional. Sem dinheiro para ir até a capital carioca pegar o avião, ele e o técnico ganharam as passagems de um militar, um dia antes do embarque.

- Conseguimos as passagens na última hora, graças ao Tenente Reis. Falta incentivo e apoio financeiro ao ciclismo brasileiro. Conseguimos as camisetas para o evento com a prefeitura de Campos, a bicicleta é emprestada e as rodas são do meu treinador.


Em sua terra natal, Gustavo treina ao lado dos irmãos Fabiele e Fabiano Mota, atual líder e terceiro colocado do ranking nacional de estrada, respectivamente, pelas ruas da cidade.

- O Fabiele e o Fabiano são bem legais, eles sempre me dão conselhos e dicas, dizem para eu treinar e me dedicar em busca do sonho de me tornar um atleta profissional, assim como eles.

2 comentários:

Richard Barreto disse...

Patrocínio da Prefeitura para esse esporte! já está na hora de isso acontecer!

lucia disse...

Como é bonito ler uma história como esta. Um jovem trabalhador e esforçado correndo atras do seu sonho. É uma pena que um jovem como este não é ajudado pelas autoridades. Daqui a uns anos vamos ter os jogos olimpicos aqui no Brasil. Não queremos campiões? Não queremos medalhas de ouro?