domingo, 13 de janeiro de 2013

A lente do Blog no domingo de verão no litoral de São Francisco de Itabapoana


De Barra do Itabapoana a Gargaú, no litoral de São Francisco de Itabapoana o domingo de verão, neste dia 13, foi de praias lotadas.







Tanto em Santa Clara, como e Gargaú, na lagoa, o adeptos  do "Jet Sky' davam um show a parte, sempre respeitando a distância dos banhistas.
O Blog percorreu as praias e documentou o trabalho dos vendedores ambulantes: é a geração de renda proporcionado pelo trabalho resultante do aumento de turistas no município, nesta temporada. 

Havia de tudo: desde o açaí até os salgados da Silvany, passando pela venda do coco gelado, da papa e pamonha e do queijo empanado, com calabresa e frango e o bolinho de bacalhau.
 O tradicional milho verde não faltou e até vendas de chapéus, bolsas e redes de varanda.

Enquanto muitos se deliciavam com as águas refrescantes do litoral sanfranciscano, o domingo era de trabalho para os vendedores nas areias das praias.

"A gente anda, enfrenta o sol escaldante, mas fazemos tudo com alegria", disse a Silvany que há cinco anos trabalha vendendo salgados na praia com o filho.

"Temos uma boa equipe. Enquanto vendemos, outra equipe cuida em  preparar os salgados abastecendo nossas caixas", diz.


Em Gargaú conversamos com dois salva-vidas. "Apesar do movimento de banhistas até agora está tudo bem, sem registro de nenhum afogamento. Mas estamos atento", diz.

No trecho, entre Gargaú e Santa Clara, fizemos algumas imagens das torres do parque de energia eólica de Gargaú, um ponto de turismo admirado por quem visita aquela praia. 

Descobrimos o trecho em que os pescadores optam por desenvolverem a pesca como esporte. Até os quero-queros nos deram as boas vindas, apesar de não estarem muitos tranquilos com a descoberta, por parte dos turistas,  de um dos belos recantos de lagoas, próximo ao mar de Gargaú , tendo como "pano de fundo" as gigantes torres com suas pás gerando energia limpa através dos ventos. 





Nenhum comentário: