quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Pedrinho Cherene constata o caos na saúde em seu primeiro dia de governo



O primeiro dia útil de governo do prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, foi de intenso trabalho. Acompanhado do secretário de Saúde, Jayme Tinoco, e da Administradora Maria das Neves Muniz, Pedrinho visitou as instalações do Hospital Municipal Manoel Carola.

Durante a visita, a equipe percorreu todas as salas, a fim de diagnosticar a real situação da saúde no município. Inicialmente foi possível constatar várias necessidades desde a parte estrutural até a funcional. Muitas salas estão em estado precário; com infiltração, pouco ventiladas, com aparelhos de ar condicionado sem funcionar, macas enferrujadas e condições de limpeza ruins. Na última semana, a unidade fechou suas portas pela falta de mão de obra. A falta de medicamentos é grande.

Nos últimos anos, o índice de nascimento de bebês em São Francisco tem sido muito pequeno. O Hospital tem um centro cirúrgico, mas não possui uma equipe médica para fazer uma cesárea, o que significa que só acontecem no município os partos normais, sem nenhum risco, o restante é encaminhado para a cidade de Campos.

Para o prefeito Pedrinho Cherene a situação está pior do que ele esperava. “Percorremos o Hospital para diagnosticar a situação e está bem pior do que eu imaginava. Solicitei, por ofício, ao governo anterior as informações, mas isso não havia sido passado. O secretário Jayme tem um grande desafio, pois além da demanda natural da população, nesse período de alta temporada recebemos muitos turistas”.

Atitudes emergenciais, ainda de acordo com o prefeito, serão inicialmente tomadas para oferecer um atendimento um pouco mais digno à população. “Buscaremos recursos junto aos governos estaduais e federais para sairmos desse caos. Inclusive, já estive em Brasília e apresentei algumas emendas parlamentares, a maioria delas priorizando a saúde. Vamos mudar essa situação, esse é meu compromisso,” finalizou.




Ascom-SFI

Nenhum comentário: