quinta-feira, 20 de junho de 2013

Apresentado projeto para drenagem da principal Avenida em SFI

Reunião foi no salão da paróquia de São Francisco de Paula   na noite desta quarta-feira, 19.

Verba para obra deve ultrapassar os R$438 mil reais iniciais oriunda de recursos próprios da prefeitura.



Pode ainda demorar cerca de 30 dias para que o processo licitatório seja colocado em prática pela prefeitura de São Francisco de Itabapoana para inicio das obras de construção de um novo sistema de galerias pluviais na cidade. Após esta fase burocrática, o governo municipal promete em 120 dias concluir  a obra. Foi o que disse, ontem, 20-06,  o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, da prefeitura de SFI,  Florentino Cerqueira, o Tininho em reunião de apresentação do projeto de drenagem da Avenida Edenites da Silva Viana.

A reunião realizada no salão paroquial da Igreja de São Francisco começou às 19 horas e  contou com a presença de dezenas de comerciantes interessados em conhecer o projeto que foi exibido em um telão e explicado passo a passo pelo engenheiro responsável pela obra.

O prefeito Pedrinho Cherene, vereadores e secretários de governo compareceram a reunião que foi bastante prestigiada.


Presidiu os trabalhos o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento que franqueou a palavra aos comerciantes. A partir daí vários pontos referente ao projeto foram discutidos e todas as sugestões foram anotadas.

 Há uma preocupação com relação a proximidade do Natal e o início da temporada de verão coincidir com a realização das obras. Outro ponto que não foi abordado foi com relação ao recapeamento da Avenida após a conclusão das obras. Pelo menos no projeto não foi exibido, no telão, nenhum item referente ao assunto.

Segundo ainda informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura de SFI, o objetivo de apresentação do projeto foi permitir à população fazer sugestões para que, após uma última análise técnica e aprovação definitiva do projeto, possam ser cumpridos os trâmites legais para sua execução a curto prazo.

A apresentação foi feita pelo engenheiro Ricardo Mesquita, da equipe técnica da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento, informações complementares foram passadas pelo secretário Florentino Cerqueira.

Na sequência a palavra foi franqueada ao público, composto, em sua maioria, por moradores e comerciantes da avenida, que sofre com acúmulo de água pluvial no trecho onde será feita a obra, entre a Câmara Municipal e o entroncamento com a Rua Melinda Pinheiro Acruche.

Por sugestão de alguns participantes ficou definida uma alteração no diâmetro das manilhas a serem utilizadas na avenida, passando de 80 centímetros para um metro de diâmetro. Permanecem, portanto, os 80 centímetros do projeto inicial no trecho que compreende as ruas Melinda Acruche e de acesso ao Ciep-470 Celso Martins Cordeiro até o local de escoamento da água.

Também presente à reunião, o prefeito Pedrinho Cherene autorizou a revisão do projeto, que será concluído até a próxima sexta-feira (21/06), inclusive com a nova previsão orçamentária, que deverá ultrapassar os 438 mil reais iniciais.  A verba para realização dessa obra será oriunda de recursos próprios da prefeitura.

- Resolver esse problema da Edenites da Silva Viana é uma das prioridades para esse início de governo. Em um prazo de menos de seis meses conseguimos elaborar, orçar e apresentar o projeto para que fosse discutido com a população. Essa obra é uma reivindicação antiga e será feita com as alterações sugeridas no projeto. Iremos fazer todo o esforço possível para que seja licitada e dada a ordem de serviço no menor tempo possível – destacou o prefeito Pedrinho Cherene.

Com a implantação do novo sistema de drenagem, totalizando 800 metros de extensão, não será desativado o sistema antigo, com escoamento da água na Lagoa do Salgadinho, como explica o secretário Florentino Cerqueira. “Se o volume de água ultrapassar o limite de vazão do novo sistema, automaticamente será acionado o sistema antigo, com manilhas de 60 centímetros. Dessa forma, as duas redes de drenagem passarão a funcionar de forma simultânea”, destacou.

Trânsito – Durante a reunião, o presidente de Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), José Amilton Barreto da Silva, apresentou algumas medidas a serem adotadas para minimar o impacto no trânsito durante o período da obra, estimado em três meses. Sistema de sinalização nas ruas transversais, acesso dos moradores e de caminhões para descarga em estabelecimentos comerciais, rota e locais de embarque e desembarque do transporte coletivo foram alguns itens abordados.

O vice-prefeito Amaro Barros, o presidente da CDL/SFI, Romário Teixeira Bernardo, vereadores e secretários municipais também locais participaram da reunião, que aconteceu no salão paroquial do padroeiro São Francisco de Paula.



Nenhum comentário: