quarta-feira, 5 de junho de 2013

Evento nesta quarta-feira marca Dia Mundial do Meio Ambiente em São Francisco

Nesta quarta-feira (05/06) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, em parceria com a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba-INEA, Projeto Tamar, Grupamento Ambiental, entre outros, promove um evento comemorativo pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. 

A programação tem início às 9h, no Praia Clube Guaxindiba.
Para o secretário de Meio Ambiente  de São Francisco, Cláudio Heringer, eventos como esse são importantes para difundir a necessidade da preservação de nossos ecossistemas. “Em nosso município há muito o  que fazer na defesa do nosso patrimônio ambiental. No ranking de preservação no Estado em  2013 estamos na 84ª posição entre 92 municípios fluminenses

 Em tese ocupamos a última colocação, não fosse a EEE de Guaxindiba que é de iniciativa do Governo do Estado”, destacou.

Entre as metas para reverter esse quadro estão, ainda de acordo com o secretário, a implantação de Conselho, Fundo, Grupamento Ambiental-GAM, protejo de arborização urbana e educação ambiental.
- Além disso,  estaremos no mês de Junho celebrando o 1º convênio da Secretaria com o Governo do Estado  através da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) que possibilitará, entre outros, a gestão ambiental compartilhada, capacitação, recursos materiais, veículo para uso da SEMASFI, coleta seletiva, participação no Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba,  etc. – ressaltou, lembrando que o município já começou a pontuar na tabela do ICMS Verde para, já em 2014, receber o recurso.

Para o secretario, o que antes era apenas um setor de parques e jardins, quando assumiu a gestão da SEMASFI há cinco meses, hoje passa a se transformar numa secretaria de fato. “É preciso que a população tenha atitude proativa na defesa dos nossos ecossistemas, seja com atitude simples como plantar uma árvore, não jogar lixo em corpos  hídricos, mangues etc.. Enfim, é preciso todos nós governo, população, entidades, celebrarmos um pacto pelo meio ambiente em nossa cidade”, finalizou. (Ascom )



Nenhum comentário: