sábado, 26 de outubro de 2013

Entidades confirmam presença em audiência pública sobre porto do Açu

IFF, Uenf, Sindicato Regional dos Trabalhadores na Construção Civil, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Faetec e Cetep são algumas das instituições que confirmaram presença na audiência pública que a comissão especial para acompanhar a real situação dos investimentos no Complexo Logístico Portuário do Açu e a situação dos trabalhadores e colaboradores envolvidos no empreendimento promove no próximo dia 6, às 10h, na Assembleia Legislativa. Presidida pelo deputado estadual Roberto Henriques, a comissão convidou o empresário Eike Batista e a Codim, que participou da primeira audiência, no mês passado, para esclarecerem pontos referentes à desaceleração das obras e os rumos do investimento, o maior da América Latina no momento. Na tarde desta sexta-feira, 25, o deputado reuniu entidades da sociedade civil organizada de Campos e São João da Barra, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) para mobilizar as entidades e organizar a pauta da audiência pública, que vai discutir todo o projeto do Açu e na sequência segmentar os temas porto, estaleiro e condomínio industrial.

Na primeira audiência, participaram a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e a Companhia de Desenvolvimento Industrial (Codin). O grupo EBX enviou correspondência à comissão  informando da impossibilidade de comparecimento de Eike Batista, justificada pelo fato de ser ele o interveniente do acordo de investimento com a EIG Holdings, cuja operação tinha prazo de conclusão para 20 dias. Por isso nova audiência foi marcada para o dia 6, convocando também os representantes da holding norte americana.

Na reunião da CDL, os representantes das instituições de ensino e de categorias profissionais concordaram que o assunto precisa ser esclarecido à população, para que novos rumos sejam tomados sem que haja expectativas contraditórias sobre o investimento. Mas todos concordaram também ser irreversível a construção do porto. “É uma questão de necessidade logística mundial. Não tem volta”, disse Roberto Henriques.


Para a audiência pública do dia 6, foram convidados também os prefeitos de Campos e São João da Barra, Rosinha Garotinho e Neco e os presidentes das Câmaras dos dois municípios, Edson Batista e Aluizio Siqueira. (Matéria produzida pela jornalista Julia Maria de Assis. Foto Wellington Brum )

Comentário do Blog


O Blog estranha o fato do prefeito do município de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene e do presidente do Legislativo sanfranciscano, vereador Cláudio Viana não terem sido convidados para esta audiência pública. Afinal, São Francisco de Itabapoana recebe, também, impacto direto da construção do Super Porto do Açu, principalmente, agora, com a construção já licitada das obras da Ponte da Integração (a sugestão do nome é do blog) ligando os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana. Com certeza esta discussão interessa as autoridades e as instituições sanfranciscanas.  Não se admite que este  município esteja fora de tão importante audiência pública. 

Nenhum comentário: