Clique abaixo para ouvir a Rádio São Francisco direto no site

________________________________________________________

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cana Brava prossegue com projeto Universidade da Cana

O projeto Universidade da Cana, da Usina Canabrava prossegue no próximo dia 21/06, às 16 horas na sede da usina com aula sobre plantio da cana. O diretor da Canabrava Luiz Henriques Sanches disse que nesta aula será abordado a escolha da melhor semente, mais adaptável para cada solo.

“Canas precoces, que atingem seu pico de ATR (açúcar total recuperável), nos primeiros meses do ano, tendem a ser melhor cotadas com um preço mais lucrativo”, diz. Outros temas também serão abordados como novas técnicas de plantio, como plantio mecanizado, muda pré brotada e outros.
  
No dia 07/06, a primeira aula da Universidade da Cana tratou dos temas como preparação do solo para plantio de cana de açúcar e alguns temas, como a necessidade de fazer uma análise do solo, antes do início de qualquer plantio.

“Nesta fase é importante saber se precisaremos ou não adicionar cal para corrigir a acidez e buscamos conhecimento da necessidade de complementação de nutrientes, através da adubação”, diz. Segundo Sanches uma análise desta não custa mais que R$40 e pode significar muita economia e aumentar a produtividade.

Levantamentos topográficos, de modo a reduzir ao máximo a erosão do solo, a melhor aplicação de adubos e o planejamento de uma colheita de menor custo, também foi tema das aulas.

Por fim foi apresentado novos equipamentos que podem fazer várias operações ao mesmo tempo como: gradeamento, aplicação de adubo e sulcação iniciativas que tem reduzidos custos.


Nenhum comentário: