domingo, 27 de julho de 2014

Saudades: homenagem póstuma a filho querido de Barra do Itabapoana

O Blog recebeu e-mail de Cláudio Fernando Teixeira de Faria informando do falecimento de uma importante personalidade de Barra do Itabapoana, o senhor Zínio Câmara Azevedo, mais conhecido como o Filinho Câmara, sogro do Cláudio que diz textualmente ter tido relacionamento de pai e filho com o saudoso Zínio.

Nascido em Barra de Itabapoana, da tradicional família Câmara, Zinho Câmara, trabalhou por muitos anos em Vitória (ES) e, quando aposentou-se, retornou a Barra do Itabapoana para morar definitivamente, lugar que ele adorava e reverenciava. Prestes a completar 85 anos veio a falecer no último dia 17 e seu sepultamento ocorreu no dia 18 no cemitério de Barra de Itabapoana.

Os inúmeros amigos que compareceram ao velório para prestar solidariedade aos familiares relembravam o seu modo sempre gentil de tratar as pessoas, a sua amizade incondicional.

“O grande legado que este grande cidadão brasileiro deixou foi o amor e o carinho pela esposa Dona Odete - casados por 64 anos - e pelos 6 filhos, 11 netos e 6 bisnetos”, diz Cláudio. Segundo o genro, a característica principal do Filinho Câmara era agregar as pessoas, preservando sempre a unidade da família e dos amigos. “Ele adorava a vida e falava com os amigos: viver é muito bom”, conta.

No dia de seu aniversário - 20 de agosto - fazia questão da presença de todos os filhos, netos e bisnetos e convidava os amigos para sentarem-se à mesa com ele e sua família para cantar as suas músicas preferidas - uma delas era "Emoções" de Roberto Carlos e cujo trecho foi relembrado por seu bisneto Marcelinho na hora do sepultamento. “Sua vida foi sempre um exemplo de solidariedade. 

Muito esclarecido politicamente, sempre reclamava do descaso com que os menos favorecidos eram tratados em nosso País. Descanse em Paz senhor Zínio e que Nosso Senhor Jesus Cristo o receba e reserve um lindo lugar para sua vida eterna. QUE DEUS CONFORTE OS FAMILIARES E AMIGOS”, conclui o Cláudio Fernandes. As familiares os sinceros pêsames da equipe do Blog do Paulo Noel.

Um comentário:

Unknown disse...

Meu lindo avô Zinio Câmara, saudades são grandes,nunca me esqueço da música que ele cantava : - sei que amanhã quando eu morrer, os meus amigos vão dizer, que eu tive um bom coração, alguém até á de chorar e querer me homenagear, a base de um violão, mas depois que o tempo passar e ninguém mais se lembrar que eu fui embora, por isso é que eu penso assim,se alguém quiser fazer por mim , que faça agora.
obrigado por tudo vovô.
de sua neta mais velha, abacaxi xixi como o senhor me chamava quando criança.
Letícia Cãmara.