Clique abaixo para ouvir a Rádio São Francisco direto no site

________________________________________________________

sábado, 6 de setembro de 2014

São Francisco de Itabapoana obtém bom desempenho no IDEB


Escola modelo inaugurada em São Francisco de Itabapoana
Foram divulgados nesta sexta-feira, 05/09, os novos números do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O índice que mede a qualidade da educação se refere a avaliação feita em 2013. São avaliadas escolas federais, estaduais e municipais. No contexto dos municípios é um excelente parâmetro para as prefeituras, já que 2013 foi o primeiro ano de mandato de prefeitos eleitos ou reeleitos em 2012.

Nos indicadores sobre o primeiro seguimento do ensino fundamental, que é de responsabilidade integral da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, São Francisco de Itabapoana alcançou a nota 4.9, superando a meta projetada, que foi de 4.7. Foi a primeira vez que o município obteve um índice igual ou superior a meta.

O município segue em ritmo de crescimento no IDEB. Em 2007 obteve 3.2, quando a meta era 3.7. Já em 2009 conseguiu 3.6, e a meta era de 4.0. No ano de 2011 a nota foi 4.3, inferior a meta de 4.4.   

A atual nota 4.9 rendeu ao município a 46ª posição no ranking do Estado do Rio de Janeiro, entre 92 cidades (veja aqui o ranking). São Francisco aparece empatado com São João da Barra, Cachoeiras de Macau, Itaperuna, Maricá e Porto Real. Na Região Norte Fluminense Campos obteve 3.9 e amarga a 88ª posição no IDEB do Rio de Janeiro. Outras importantes cidades estão abaixo de São Francisco, inclusive cidades produtoras de petróleo, é o caso de Quissamã, Cabo Frio, Carapebus e Arraial do Cabo

Segundo segmento com baixo rendimento na Rede Municipal, mas na Rede Estadual nota superou meta

No segundo segmento o índice foi alarmante no âmbito municipal. Assim como em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro, o município vem ao longo dos anos enfrentando dificuldades em atender à nova legislação educacional, que prevê que o ensino fundamental é de responsabilidade da Rede Municipal. Sendo assim os estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental ainda são assistidos em parte pela Rede Estadual.

Neste segundo segmento o índice alcançado no âmbito da Rede Municipal foi 3.4, quando a meta foi de 4.4. Entretanto, as Escolas Estaduais do Município mantiveram os bons desempenhos. A nota obtida no IDEB do segundo segmento no âmbito da Rede Estadual em São Francisco de Itabapoana foi de 4.1, bem acima da média que foi de 3.5.

Matéria: vinícius Berto/Blog do Paulo Noel

Do G1: Estado do Rio de Janeiro fica em Terceiro no ranking do IDEB

A rede estadual de ensino do Rio de Janeiro obteve a 3ª melhor nota (3,66) no ranking Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013/2014, divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Apenas Goiás, com 3,8; e São Paulo e Rio Grande do Sul, com 3,7; ficaram à frente do Rio de Janeiro. No Ideb de 2009/2010, o Rio era o 26º colocado. Assim como em 2011, o Rio de Janeiro subiu, novamente, 11 posições na classificação, saindo de 15º há dois anos para a 3ª posição.


De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os colégios estaduais do Rio de Janeiro superaram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. As escolas fluminenses tiveram nota 3,66 (a meta para 2015 era 3,7 e a meta para 2013 era de 3,3). Em 2011, a nota do Rio foi 3,2; e nos anos de 2009, 2007 e 2005, era 2,8.

Nenhum comentário: