terça-feira, 9 de setembro de 2014

Seca na região de Amontado e Brejo Grande volta a ser tema de reunião em SFI


A seca na região de Brejo Grande, Amontado e Santa Terrinha será tema de mais uma reunião entre a população e órgãos ambientais, nesta quarta-feira, 10/09, às 10 horas, na sala de reuniões da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Participarão da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Heringer e representantes do Inea – Instituto Estadual do Ambiente.

O que se busca são medidas para minimizar a seca que atinge moradores e agricultores, já que brejos, lagos e até poços artesianos estão secos. As produtoras rurais Maria Aparecida e Renata Henrique alegam que um desvio das águas dos brejos daquela região, feito há cerca de 15 anos, aumentou a seca. O curso d’água em questão foi desviado para o mar da Praia de Tatagiba, provavelmente para baixar o nível das águas nas propriedades em épocas de cheia, mas nunca foi fechado. O local acabou virando um atrativo turístico, com opção para o turista banhar-se de um lado na água doce e do outro no mar. “Os nossos brejos estão secos e aquela água toda é desperdiçada para o mar”, reclama as produtoras.


O assunto já foi tema de reportagem aqui no Blog em março deste ano.

Um comentário:

José Gomes disse...

Agora o assunto irá para nas mãos do DETRO, pois há a necessidade de uma liberação deste órgão para que providencias sejam tomadas, uma vez que essas águas passam por manilhas na RJ196. Dentro em breve teremos novidades sobre o assunto!