Governo quer inaugurar no próximo
mês de dezembro. Será que consegue?
Apesar de o governador Luiz
Fernando Pezão ter anunciado que inaugura a Ponte da Integração em dezembro o
VNOTÍCIA em visita as obras de construção da Ponte da Integração que ligará os
municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana observou que ainda
tem muito trabalho pela frente.
“Percorremos toda a estrutura da
obra, no meio do Rio Paraíba e constatamos que as obras estão atrasadas”, disse
o diretor do VNOTÍCIA, Paulo Noel.
Nossa equipe foi recebida pelos
engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) Ivan do Amaral
Figueiredo e Walquíria e da PREMAG, José Roberto Rocha, empreiteira responsável
pela obra.
Para Ivan do Amaral Figueiredo a
obra será entregue. Otimista, o engenheiro do DER-RJ informou que a partir
desta quarta-feira, 7, a Enel Distribuidora começaria os trabalhos de substituição da rede
de energia de alta tensão por uma rede subterrânea na RJ-194, onde está a
cabeceira da ponte do lado de São Francisco de Itabapoana.
“As tubulações da rede de alta
tensão estão prontas e aterradas. Com a rede subterrânea ligada, o trabalho
será acelerado do lado de SFI”, disse.
Os engenheiros exibiram ao
VNOTÍCIA, o projeto geométrico horizontal do acesso norte à estrada RJ-194 do
lado de São Francisco de Itabapoana. Esta estrada é a que liga Campos a praia
de Gargaú.
Neste trecho da Ponte da
Integração na RJ-194, a estrada será interditada definitivamente. Nesta
quarta-feira, 07/11, o DER-RJ começou, também, a construção de um desvio até
que seja concluído o trevo previsto no projeto geométrico de acesso a ponte.
“Quando a obra estiver pronta. os
carros não vão passar por baixo da ponte na RJ-194. Será construído um trevo de
acesso”, disse a engenheira do DER, Walquiria.
Pelo lado de São João da Barra, a
construção do acesso a BR-356 está na fase de terraplanagem com a formação de uma
elevatória por onde passará a estrada que ligará a ponte ao trevo do Porto do
Açu.
“No meio do Rio Paraíba do Sul, ainda
tem muito trabalho a ser feito. Pezão,
nas reuniões de transição com o governador eleito Wilson Wetzel terá que apelar
para que as obras tenham continuidade. Isso porque, o prazo está muito apertado
para que seja concluída em dezembro”, ponderou o diretor do VNOTÍCIA.
O engenheiro Ivan do Amaral disse
que aproximadamente 40 homens, distribuídos entre a concretagem dos pilares e o
assentamento da superestrutura da ponte trabalham no projeto. Aproveitando o
período de baixa do Rio Paraíba do Sul, o DER informou que está intensificando
os serviços para cumprir o prazo de entrega prometido pelo governador Pezão.
“Estamos precisando de
mão-de-obra. Temos 20 vagas para armador e carpinteiros. Os trabalhadores devem
procurar no canteiro de obras o engenheiro José Roberto Rocha”, informou o DER.
A Ponte da Integração terá 1.344
metros de comprimento, por 16,20 metros de largura, segundo projeto do DER, e
está orçada em R$105.789.109,67. A ponte vai encurtar cerca de 80 quilômetros a
distância entre os dois municípios.
Segundo o DER, a obra será
fundamental para incrementar o escoamento de produção além do acesso de
visitantes às diversas praias de São Francisco de Itabapoana e de São João da
Barra, promovendo o fluxo turístico e gerando novos empregos. Será também um
importante canal do Porto do Açu com a BR-101 e o aeroporto Bartolomeu Lisandro
em campos.
Agora é torcer para que a Ponte
da Integração não tenha o mesmo fim da Ponte Alair Ferreira.
Fonte e fotos: VNOTÍCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário