quinta-feira, 8 de novembro de 2018

São Francisco de Itabapoana em estado de alerta por causa das chuvas


Até o próximo domingo, 11/11/2018, deve chover 117 mm em São Francisco de Itabapoana (SFI). A previsão foi passada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) que colocou o município em estado de alerta.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, explicou que o volume de chuva previsto é comum a partir do início de dezembro, mas foi adiantado devido a uma convergência de antecipação da região Norte para, a Sudeste. “Estamos em um período de transição, em que saímos da estiagem para o ciclo das águas. Para o próximo mês, por exemplo, estão previstos 160 mm”, esclareceu.

A Sema está monitorando os efeitos da chuva nas regiões mais baixas, como a localidade de Imburi, como também nos rios que cortam SFI. De acordo com o órgão, a situação atual é de normalidade.

Quanto a situação no litoral, Soares informou que o último boletim meteorológico apontava possibilidade de ressaca com ondas de até 2,5 metros até terça-feira (13). Ele reiterou que os pescadores devem ficar atentos aos alertas e avisos emitidos pela Marinha.

Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com o órgão através dos seguintes telefones: 199, 2789-1837 ou 98161-6713.

Monitoramento — Após parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Prefeitura de SFI acompanha desde agosto os índices pluviométricos no município através de duas estações — uma em Fazendinha e outra em Barra do Itabapoana. A população pode acompanhar os dados por meio do “site” da municipalidade.

Ascom SFI

Nenhum comentário: