quarta-feira, 10 de outubro de 2007

MST presta homenagem a Ernesto Che Guevara na Praça de São Francisco de Paula.

Em homenagem ao quadragésimo aniversario da morte de Ernesto Che Guevara, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de São Francisco de Itabapoana-RJ realizou uma manifestação pacifica na Praça de São Francisco lde Paula.

Quem foi Ernesto Guevara
Ernesto Guevara de la Serna, nascido na cidade argentina de Rosário, em 1928, transformou-se em ícone da revolução após ser morto pelo Exército boliviano em La Higuera, em 1967, quando tentava impulsionar a "revolução continental".

Trabalho voluntário
Os integrantes do movimento após a manifestação, realizaram um trabalho voluntário na Praça, recolhendo todo o lixo jogado, não se sabe por quem em frente, ao parquinho das crianças em plena Praça de São Francisco. Era tanto lixo que se formou uma pequena montanha que chamava atenção de que passava pela praça. Num gesto elogiado por todos, os integrantes do MST depois de ouvirem reportagem ao vivo pela Rádio São Francisco na Praça de São Francisco, que denunciou o descaso das autoridades, participaram de um verdadeiro mutirão. Saíram pedindo sacos plásticos ao comercio e residências próximo a Praça, e deram um exemplo de cidadania em defesa do meio ambiente, recolhendo todo o lixo. Um gesto de grandeza e de conscientização política que merece ser citado nesta matéria.


Che conheceu o líder cubano, Fidel Castro, no México, em 1956, e uniu-se à expedição armada que se alçou nas montanhas de Serra Maestra para derrubar o ditador Fulgencio Batista.

Nos primeiros anos da revolução, Che, que recebeu a nacionalidade cubana pelos serviços prestados à revolução, foi nomeado presidente do Banco Nacional e mais tarde ministro da Indústria.

Mas sua de idéia impulsionar a revolução na América Latina o levou à Bolívia em 1966, onde foi capturado pelo Exército no dia 8 de outubro de 1967, sendo assassinado no dia seguinte.

Seus restos foram enterrados em uma fossa na localidade boliviana de Vallegrande e resgatados em 1997 e devolvidos a Cuba.

Desde então, repousam no Mausoléu de Santa Clara, guardados por uma estátua de Che sobre um pedestal de 16 metros.

Nenhum comentário: