quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Reunião sobre recursos hídricos realizada em São João da Barra


São João da Barra foi sede, nesta quarta-feira (10), da 4ª Reunião de Mobilização do Baixo Paraíba do Sul — Região Hidrográfica IX. O objetivo do evento foi dar continuidade ao processo de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica da região, que irá integrar a base do sistema nacional e estadual de gestão dos recursos hídricos.

Além de arbitrar conflitos relacionados aos recursos hídricos, o Comitê terá como atribuições, também, aprovar o Plano de Recursos Hídricos, acompanhando sua execução e exigir seu cumprimento, estabelecer valores e mecanismos de cobrança pelo uso desses recursos e definir investimentos para aplicar os fundos arrecadados com a cobrança pelo uso da água.

Durante o encontro, que contou a presença da prefeita Carla Machado e demais autoridades locais, a presidente da Superintendência Regional de Rios e Lagoas (Serla), Marilene Ramos, fez uma palestra sobre os recursos hídricos, onde foi destacada a importância de uma gestão permanente nesse sentido, e não apenas em situações emergenciais.

— É importante destacar a importância da sociedade civil e da comunidade científica em todo esse processo, que não deve ficar restrito ao poder público e aos usuários — explicou a presidente da Serla.

Também participaram do encontro o secretário Executivo do Termo de Cooperação Técnica dos Canais da Baixada, José Carlos Mendonça, e a representante da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), Sandra Regina Araújo, que fez uma explanação a respeito da gestão e disponibilidade dos recursos hídricos no estado.

A Região Hidrográfica IX é formada por São João da Barra e por outros 21 municípios das regiões norte e noroeste fluminense.

Visita a canais — Pela manhã, a prefeita Carla Machado e a presidente da Serla, junto a secretários, diretores e assessores, fizeram uma visita ao canal São Bento e ao canal Saquarema que estão sendo reformados. Esses projetos estão orçados em R$ 956.880,00, onde parte do custo das obras (R$ 730.000,00) é financiado pela Agevap/Ceivap e o restante, pelo FUNDRHI, e pago pela Caixa Econômica Federal. Está sendo realizada a reforma dos castelos, substituição das alas de montante e jusante e do sistema mecânico em São Bento. Já no canal Saquarema haverá uma reconstrução total, compreendendo duas comportas com seção de um metro quadrado cada, alas de montante e jusante e uma galeria ligando o rio Paraíba do Sul ao início do canal, numa extensão de 80 metros sob a rodovia BR-356.

Nenhum comentário: