domingo, 28 de outubro de 2007

Papo do Blog. Acolhemos opinião sobre Êxodo Rural

Acolhemos a opinião do Dr. Mariano Amorim sobre a questão do Êxodo Rural.

Meus caros Paulo Noel, Thiago e Alan Jones, penso eu que, ninguém se mudaria de sua cidade por causa de seu governante. Acredito que o exodo tem a ver com a falta de oportunidades ofertadas ou o pouco aproveitamento da mão de obra local. Creio que é possível modificar este quadro, investindo-se na educação, seja no ensino básico, seja no universitário. Acho, ainda, que ningúem com ânimo isento, sem paixão política, pode admitir que este resultado seja visível ao fim de um único governo. Admiro a cultura dos senhores e custo a acreditar que esperem que em curtos oito anos, um problema secular - veja-se o nordeste brasileiro - seja solucionado como um passe de mágica. Atenciosamente,Mariano Amorim.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Mariano e demais leitores deste blog. A atribuição do êxodo rural à desilução dos governantes não foi dada por mim, Thiago ou o Paulo Noel. É resultante de uma pesquisa. A opinião do sr. Mariano é importante e caberia bem no item 3 da enquete, que obteve 14% dos votos computados. É claro que tal êxodo não é provocado pelo simples fato de uma determinada pessoa ser a governante. Não é a pessoa, individualmente falando, que incentiva a mudança de famílias inteiras aqui, mas sim a falta de perspectiva, a falta de esperança que essa figura é capaz de trazer em suas atitudes e na falta delas. Liderança é influência. Líder que não influencia e que não é capaz de fazer com que as pessoas possam vislumbrar algo de bom no futuro não passa de uma aberração. Em SFI temos várias aberrações políticas. Mas essas eu vou desprezar aqui assim como elas nos desprezam. Prefiro citar líderes que mudaram a realidade de suas cidades. Juscelino Kubitschek em Belo Horizonte e como presidente da República, Jaime Lerner em Curitiba, Sabino em Rio das Ostras, Paulo Maluf em São Paulo e muitos outros que com espírito empreededor elevaram a qualidade de vida em suas cidades e deram orgulho aos seus habitantes. Alguns desses citados lamentavelmente se corromperam e acabaram mortos politicamente, mas o legado deles é inquestionável. Não transfomaram suas cidades num "passe de mágica", como foi referido. Transformaram com muito trabalho, com ousadia e com a certeza de que seus feitos não seriam apagados pela história. Com relação à seca do nordeste, todo mundo sabe que a solução existe e é viável. Falta vontade política, como aqui. É a seca do nordeste que faz jorrar abundância de riqueza nas contas bancárias de muita gente. É a pobreza e a seca intelectual e cultural de uma boa parcela da população de SFI que faz com que muitos ex nada se tornem "reis", cujo reinado atual se faz num trono de sabão azul que em breve se desmanchará. A história lembrará desse período como "os oito anos perdidos". Toda retórica, todo discurso, toda tentativa de amenizar o sentimento de insatisfação e revolta da população com a condução do nosso município é facilmente desmontada com a apresentação de sua majestade, a Realidade. O êxodo continuará existindo enquanto os problemas não forem encarados com a seriedade necessária para solucioná-los. Mas se a coisa for tão complicada a ponto de precisar de mágica... David Copperfield 2008. Um abraço. É sempre muito bom intereagir com vocês.

Thiago Viana disse...

Caro Mariano, queria parabeniza-lo por usar este espaço para debater temas tão relevantes para busca de soluções para SFI.
Atitudes com a do Dr. Mariano, devem ser seguidas por outras pessoas que compõe o estafe municipal.
Creio que esse debate deve ser aprofundado, e minha sugestão, é que o Blogueiro marque um debate em seu programa semanal de debates, para discutirmos esse tema, não somente para mostrarmos os problemas, mas para juntos buscarmos soluções.