quarta-feira, 19 de março de 2008

Educação ambiental é tema de debate em São Francisco.

São Francisco de Itabapoana está inserido, junto a outros 13 municípios que recebem influência das atividades na Bacia de Campos, em um projeto de educação ambiental, desenvolvido pela Petrobras, através do Núcleo de Educação Ambiental (Nea). Iniciado a partir da capacitação de agentes multiplicadores nesses municípios, o projeto já está funcionando em Praça João Pessoa, na Escola Estelita de Araújo Crespo.
A fase inicial foi ouvir alunos e professores para que eles pudessem apresentar sugestões em relação a soluções para problemas ambientais. Em seguida foi elaborado um diagnóstico rápido participativo (DRP), de onde surgiu o projeto para atender a demanda do município.
De acordo com Ada Gomes, que atua como um dos dois agentes multiplicadores do município, um dos maiores problemas detectados em São Francisco é a destinação dada ao lixo doméstico e agrícola. “Foi o que mais preocupou os entrevistados. Por isso elaboramos um projeto para o lixo do município e estamos otimistas quanto à aprovação do mesmo”, afirmou.
Esse projeto deverá passar por uma avaliação da Petrobras e, em caso de aprovação, será colocado em prática já a partir do segundo semestre desse ano. Coordenado pelo Centro Norte Fluminense para Conservação da natureza (CNFCN), responsável pela orientação aos municípios, o projeto é vinculado aos processos de licenciamento ambiental da Petrobras junto ao IBAMA.
A última reunião de trabalho aconteceu no dia 18 de março, com a participação dos agentes multiplicadores do Nea/norte, composto pelos municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã e Presidente Kennedy, da coordenadora pedagógica do projeto, Tânia Maria Coelho, e do coordenador de projetos da Petrobras, Valmir Rocha

Nenhum comentário: