sábado, 22 de março de 2008

Tradição da malhação do Judas em SJB faz crítica a homem traído pela mulher.




O folclore e as tradições que nos centros urbanos o progresso faz desaparecer, ainda podem ser encontrados em cidades do interior como São João da Barra. O Blog apenas viu dois Judas, um em Degredo e outro na cidade de São João da Barra em frente ao Retiro São João Batista, asilo dos idosos na cidade. O motivo do Judas estar amarrado em frente ao asilo, não houve explicação. Também no Judas da cidade de SJB não aparece nenhuma mensagem com nomes de político ou outra pessoa. Apenas um boneco foi amarrado no poste à espera de ser “sacrificado” a paulada. Já em Degredo, 6ª Distrito de SJB, segundo apuramos o boneco pendurado numa placa do Governo Federal é uma brincadeira com um morador do lugar de apelido “Belo” que teria sido traído pela mulher. Os moradores não perdoam traição e lançaram o “boneco chifrudo”. Alguém questionou: “mas não deveria ser uma critica a mulher que traiu”.

Costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina, a malhação do Judas no sábado de Aleluia aos poucos vai desaparecendo das grandes cidades, restringindo-se cada vez mais ao interior do Brasil.

Já o boneco pendurado em frente ao asilo, às margens da Rodovia B R-356, é apenas um boneco representando Judas Iscariotes, o personagem bíblico que traiu Cristo com um beijo. O boneco que hoje as crianças irão malhar e queimar, dando, sem saber, continuidade a uma tradição secular.

Nenhum comentário: