segunda-feira, 27 de abril de 2009

Prefeitura de SFI vai agir com maior rigor na fiscalização ambiental

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana através das secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente vai agir com maior rigor na fiscalização do zoneamento ambiental, contido no plano diretor do município. A medida atende a uma solicitação do Ministério Público Federal já que nos últimos anos o município tem tido um aumento do desmatamento de manguezais e de construção de casas em áreas de preservação ambiental.
Para buscar soluções para esses e outros problemas o prefeito Beto Azevedo juntamente com os secretários de Planejamento, Marcelo Garcia e de Meio Ambiente, Lael José dos Santos, se reuniu nesta segunda-feira(27), com representantes do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e com a chefe da Unidade de Conservação Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, Vânia Coelho.
Na reunião ficou decidido que a prefeitura irá cercar as áreas, colocar placas indicando que se trata de área de preservação ambiental e fazer um estudo de como proceder com as pessoas que já tem casa no local. De acordo com o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, a prefeitura está interessada em buscar novos parceiros para ajudá-la na conservação do meio ambiente. “O Inea já é nosso parceiro na fiscalização de áreas estaduais. Agora vamos buscar parcerias com Ibama para nos ajudar com as terras federais. Dentro dos próximos dias também marcaremos uma reunião com o procurador da república, Eduardo Santos de Oliveira.”, informou Marcelo.
O analista ambiental da superintendência do norte fluminense do Inea, Sidnei Machado, elogiou a tentativa da prefeitura de sair da estatística de desmatamento. “Quero parabenizar o prefeito Beto Azevedo pela iniciativa de agregar uma equipe que tem o objetivo de investir na proteção das áreas remanescentes. Quero desejar muito sucesso ao secretário de Meio Ambiente, que ele seja feliz nas ações que desenvolver.”, afirmou Sidnei. O representante do Inea ainda colocou a equipe de fiscais e consultores à disposição do município.

A chefe da unidade de conservação Estação ecológica de Guaxindiba, Vânia Coelho, aproveitou a reunião para pedir ao secretário de Meio Ambiente para ajudar na fiscalização da unidade de conservação. “Meu objetivo é viabilizar condições para que aja fiscalização eficiente, em nossa unidade no município, no combate à extração de madeira”, disse Vânia.

Para o secretário de Meio Ambiente, Lael José dos Santos, a reunião foi além de suas expectativas. “O objetivo inicial da reunião foi tratar da questão do zoneamento ambiental, mas acabou indo além. Discutimos assuntos relacionados à estação de Guaxindiba e às soluções para conter o desmatamento em larga escala no município.”, declarou Lael.

Nenhum comentário: