quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Primeiro caso de suspeita de gripe suína em SFI

Chegou agora ao Blog a notícia do primeiro caso de suspeita da gripe A (H1N1) em São Francisco de Itabapoana. Segundo o administrador de plantão do Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, o paciente não é de São Francisco. É um motorista de nome Marcos Rosa da Silva de São Paulo que transportava produtos para a INB – Indústrias Nucleares do Brasil. Segundo o porta voz do Hospital, Marcos passou mal em Barra do Itabapoana quando preparava-se para retornar a INB com uma carga de areia monazítica. Marcos chegou ao Hospital Manoel Carola com sintomas da gripe A, com dores no corpo, febre, falta de ar, muita dor na cabeça e na garganta. Os médicos Dr. Fabiano e Dra. Fernanda concordaram que seria melhor encaminhá-lo para o Hospital dos Plantadores de Cana em Campos, o que acabou acontecendo hoje pela parte da tarde. Uma outra pessoa que teria chegado com suspeita da gripe suína foi uma grávida cujo nove não foi revelado. Ela também foi encaminhada para Campos. Entretanto o administrador de nome Junior não tinha informações sobre esta grávida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Saúde de São Francisco capacita profissionais para atuarem na prevenção da gripe suína


A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana iniciou, nesta sexta-feira (07), um curso de capacitação para os profissionais de saúde. O objetivo do curso foi capacitar os funcionários para atuarem na prevenção e no atendimento a pacientes com suspeita da gripe suína. Na próxima semana, a secretaria montará uma tenda na praça principal onde profissionais vão tirar dúvidas e distribuir panfletos. Nesta sexta o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, e o diretor clínico, Hober Caminhas, se reunirão com o secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortes, em Campos, para discutir sobre o combate a Gripe Suína.



Os panfletos já estão sendo distribuídos nos postos de saúde e nas demais secretarias. O município ainda não registrou casos da doença. Até agora apenas um caso suspeito, de um paciente de São Paulo, foi atendido no município e encaminhado para o Centro de Tratamento dos Plantadores de Cana, em Campos.



De acordo com o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, a secretaria promoverá outros cursos de capacitação. “O mais importante nesse momento é evitarmos o pânico e seguirmos as orientações de prevenção da doença. Aqueles pacientes com sintomas compatíveis devem comparecer ao posto de saúde mais próximo”, destacou Fabiano.



Ainda segundo Córdova só devem procurar os postos de saúde as pessoas que estiverem com febre acima de 38º C e apresentar tosse associada à dificuldade de respirar.