sábado, 8 de agosto de 2009

Saúde de São Francisco capacita profissionais para atuarem na prevenção da gripe suína

A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana iniciou, nesta sexta-feira (07), um curso de capacitação para os profissionais de saúde. O objetivo do curso foi capacitar os funcionários para atuarem na prevenção e no atendimento a pacientes com suspeita da gripe suína. Na próxima semana, a secretaria montará uma tenda na praça principal onde profissionais vão tirar dúvidas e distribuir panfletos. Nesta sexta o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, e o diretor clínico, Hober Caminhas, se reunirão com o secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortes, em Campos, para discutir sobre o combate a Gripe Suína.
Os panfletos já estão sendo distribuídos nos postos de saúde e nas demais secretarias. O município ainda não registrou casos da doença. Até agora apenas um caso suspeito, de um paciente de São Paulo, foi atendido no município e encaminhado para o Centro de Tratamento dos Plantadores de Cana, em Campos.
De acordo com o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, a secretaria promoverá outros cursos de capacitação. “O mais importante nesse momento é evitarmos o pânico e seguirmos as orientações de prevenção da doença. Aqueles pacientes com sintomas compatíveis devem comparecer ao posto de saúde mais próximo”, destacou Fabiano.
Ainda segundo Córdova só devem procurar os postos de saúde as pessoas que estiverem com febre acima de 38º C e apresentar tosse associada à dificuldade de respirar.
Influenza A (H1N1)
A Influenza A ou Gripe Suína é uma doença respiratória aguda. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Os médicos recomendam que a população evite aglomerações e lugares fechados, não compartilhe copos, toalhas e outros objetos pessoais. É preciso lavar sempre as mãos com água e sabão; e utilizar lenços descartáveis para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Outra recomendação é que não tomar medicamentos sem indicação médica.

2 comentários:

Raquel Gonçalves. disse...

Olá pessoal da Rádio São Francisco!

Olá Paulo Noel!

Como Agente Comuntária de Saúde não poderia deixar de novamente utilizar este espaço tão importante para nós do município que é o seu blog, para também abordar o assunto "gripe A". Tivemos uma capacitação dada pela Secretaria Municipal de Saúde onde o Dr Holber, diretor clínico do Hospital Municipal e o Dr Fabiano, Secretário de Saúde nos informaram mais sobre esta doença, formas de contagio e prevenção. Na verdade, como eles mesmos disseram, não há nada especificamente novo, uma vez que mundialmente todas as autoridades do assunto foram pegas de surpresa pela nova modalidade de gripe e pela quantidade de óbitos que tem sido causados por conta dela e que a forma de contágio já é conhecida que é o contato com gotículas de saliva ou de superfícies contaminadas pelo vírus também por terem sido atingidas de alguma forma pela saliva. Fomos informados também que as grávidas, maiores de 60 anos, crianças e pessoas com imunidade comprometida (imunodepressivas), constituem o grupo de risco. Em Campos, por ser uma cidade pólo, com rodoviária e transito de pessoas de diversas regiões, torna-se um local de fácil circulação do vírus, porém se as medidas de precaução forem rigorosamente tomadas, podemos diminuir o risco de contágio. Lavar bem as mãos é muito mais eficaz do que usar máscara (esta só precisa ser usada em ambiente fechado, e/ ou estando em contato com pessoas suspeitas de estarem infectadas pelo vírus).Ao tossir ou espirrar, proteger com lenço de papel (jogando- o fora-o lenço de papel-após sua utilização) ou na falta deste proteger com a parte interna do cotovelo. A máscara, se não usada corretamente torna-se um "depósito" de virus, e ao invés de ajudar, atrapalharia. Não há necessidade de usar a máscara em locais abertos. Em locais públicos, utilizar sempre copos descartáveis. Eu penso que, viajar sem necessidade urgente agora, também constitui risco. Evitar ambientes fechados, limpar maçanetas e outras superfícies com álcool (telefone por exemplo) também ajudam. Segundo informações o álcool mata o vírus em 30 segundos. Beber bastante líquido e comer frutas e alimentos ricos em vitaminas (principalmente a C), Evitar a automedicação, e em caso de sintomas como febre alta (acima de 38.5°C), dor de cabeça, dor na garganta, falta de ar, procure uma unidade de saúde mais próxima. Pequisando sobre o assunto na internet, encontrei uma tabela da Organização Mundial da Saúde (OMS) trazendo a comparação entre os sintomas da gripe comum e da gripe A, e estou te enviando para que todos que tenham acesso ao seu blog também possam de alguma forma ter também esta informação. Também foram confeccionados pela Secretaria Municipal de Saúde panfletos sobre o assunto. Estamos trabalhando e vamos vencer mais essa!!

Muito obrigado pelo espaço,

Um abraço e muita saúde a todos!

Feliz dia dos pais a você a seus filhos!!

Raquel Gonçalves.

viviane lima disse...

quero parabenizar o nosso secretario de saude e o diretor clinico do hospital,pelo curso nos oferecido a nos profissionais de saude,para melhor nos orientar e que possamos tambem passar para nossa populaçao informaçoes corretas,quero tambem a proveitar o espaço para desejar um feliz dias dos pais para todos pais do nosso municipio.e tambem parabenizar ao nosso secretario de saude pela dedicaçao total ao nosso municipio,pois sempre que precisamos falar com ele sempre esta a disposiçao nossa de toda populaçao.desde ja agradeço o espaço que fiquem na paz do nosso senhor jesus cristo nosso salvador.viviane lima