domingo, 2 de agosto de 2009

Saúde investiga morte de grávida com suspeita de gripe suína em Campos

Secretário de Saúde pediu urgêrcia no resultado do exame laboratorial encaminhado a Fiocruz.
.
Por Liliane Barreto. Foto: Gerson Gomes
A secretaria de Saúde apura a morte de Márcia Lourenço de Azevedo, 29 anos, com suspeita de gripe suína ainda não confirmada por exames laboratoriais. Márcia morreu na madrugada deste sábado (01), às 2h, e estava internada no Hospital Plantadores de Cana desde a quarta-feira (29). O seu filho, nascido no mesmo dia da internação, passa bem e tem o seu quadro acompanhado por equipes médicas. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, pediu prioridade ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, na divulgação do resultado do exame, para confirmação ou não do contágio pelo H1N1.
De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, o bebê está passando bem e foi encaminhado para a UTI, quando nasceu, para ficar no isolamento. "Ele está evoluindo bem. Inicialmente, tinha suspeita de pneumonia mas está respondendo bem à medicação", informou Charbell.
O secretário Hirano enfatiza que o município segue o protocolo do Ministério da Saúde no controle do vírus H1N1 e não há confirmação de que haja o vírus circulante no município. "Não temos nenhum caso confirmado de pessoas que tenham contraído a doença no município, sem que tivesse viajado para fora do país ou tivesse tido contato com pessoas que tivessem vindo de países onde há o vírus circulante", assinala o secretário de Saúde.
Seis pessoas estão com quadro suspeito de gripe suspeita em Campos e até agora, o vírus H1N1 foi confirmado laboratorialmente em um casal de Campos, que contraiu a doença durante viagem a Argentina. Hirano alerta às pessoas, principalmente, às gestantes para que tenham vigilância redobrada. "As gestantes fazem parte do grupo de risco. Além de ficar com o diafragma comprimido, devido ao aumento do abdome, dificultando a respiração, há a questão das alterações hormonais", frisa o secretário de Saúde, acrescentando que as grávidas devem procurar atendimento médico mesmo se apresentarem quadro leve de gripe.
Hirano também destaca que todas as unidades de saúde do município, sejam públicas ou particulares, devem estar preparadas para prestar atendimento aos pacientes com quadro de gripe. "Fizemos um treinamento, recentemente, e todas as unidades devem ser tratadas como unidades referenciais. Já recebemos o primeiro lote de medicamentos, que era uma das nossas preocupações", informou o secretário, destacando que o protocolo do Ministério da Saúde é muito rígido para a prescrição do Tamiflu, medicamento usado no tratamento da gripe
Histórico - Charbell Kury, informou que cerca de cinco dias antes de dar entrar no Hospital Geral de Guarus a paciente Márcia apresentava quadro de pneumonia, tendo sido transferida para os Plantadores. "Quando chegou, ela foi medicada com antibiótico e marcada a cesariana. O bebê nasceu com 36 semanas de gestação e é considerado prematuro limítrofe", destaca Charbell.
A Vigilância Epidemiológica foi notificada da suspeita na quinta-feira (30), quando a paciente piorou e foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Assim que a Vigilância Epidemiológica foi notificada, imediatamente, fomos ao hospital levar o medicamento", informou o diretor do departamento.
Ele afirma que já entrou em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), que é a ponte entre o município e o laboratório. "Também foi feito hemograma e Raio X e, pelos resultados, o quadro é muito parecido com a pneumonia bacteriana, muito comum em gestantes devido à baixa imunidade". (Fonte: Site prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Um comentário:

Poliana disse...

MP pede prorrogação maior das férias escolares

O Ministério Público Federal (MPF) de Campos enviou na terça-feira (04) uma solicitação à rede de ensino pedindo que a volta às aulas seja adiada por mais uma semana e aconteça só no dia 17, em sete cidades do Norte e Noroeste Fluminense. A medida é para evitar a contaminação pelo vírus H1N1, responsável pela contaminação.

O adiamento das aulas por mais uma semana foi solicitado em todas as escolas públicas e particulares das cidades de Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, São Fidélis, Itaocara e Cambuci.

As secretarias municipais de saúde e também a estadual estão fazendo um relatório, a pedido do MPF. O levantamento pretende mostrar como esta a estrutura de atendimento aos pacientes com suspeita da nova gripe.
05/08/2009