quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Boca a boca: uma discussão que o Brasil precisa enfrentar

Filme propõe discussão sobre a precária saúde bucal dos brasileiros .


Dra. Karla Rosario Campanharo
.
Um documentário intitulado "Boca a Boca" promete mudar a visão dos brasileiros a respeito de uma de suas maiores calamidades: a saúde bucal, será lançado em São Francisco de Itabapoana no próximo dia 26, às 19 horas no Colégio Estadual São Francisco de Paula. A informação é da dentista sanfranciscana dra. Karla Rosario Campanharo que coordena o projeto Dentista do Bem. Anexo ao convite para sessão especial de lançamento do documentário Boca a Boca a Dra. Karla enviou um artigo que fala sobre o tema que publicamos abaixo.

Você já sorriu hoje?

Se a resposta é sim, sinta-se um privilegiado. Diariamente, milhões de brasileiros que aprenderam a viver com dor nos dentes – ou que simplesmente não os têm mais – são impedidos de comer, beijar, sorrir, viver em comunidade. O que o país tem feito por eles? Muito pouco. E é do desejo de denunciar essa realidade que nasceu o documentário Boca a Boca. Idealizado pelo dentista e empreendedor social Fabio Bibancos e realizado pela Divina Imagem Produções, o filme propõe uma discussão sobre a precária condição de saúde bucal dos brasileiros, o papel de governos e empresas na perpetuação dessa precariedade e o que a sociedade civil mobilizada tem tentado fazer para mudar esse cenário perverso.

Quando teremos políticas públicas que atendam a demanda do pobre brasileiro desdentado? Quando toda a população vai ter tratamento dentário adequado e acessível – e antes disso, quando teremos escova, creme e fio dental mais baratos e distribuídos em postos de saúde? Por que esses itens essenciais não podem fazer parte de nossa cesta básica? Quando, finalmente, os brasileiros terão direito a dentes saudáveis? Essas são algumas das questões levantadas pelo filme, que tem como fio condutor a história de seis crianças e jovens com problemas bucais atendidas pelo projeto Dentista do Bem, criado em 2002 por uma organização social com sede em São Paulo, a Turma do Bem.

O projeto reúne hoje quase 6 mil dentistas voluntários de todo o Brasil que atendem gratuitamente em seus consultórios crianças de baixa renda com graves problemas de saúde bucal. Uma iniciativa bonita, importante e com resultados efetivos – mas que obviamente não dará conta de nossa realidade de 25 milhões de desdentados, numero apontado por especialistas. É sobre essas milhões de pessoas que o filme quer falar, dando voz a representantes do governo, estudantes de odontologia, empreendedores sociais, artistas comprometidos com causas sociais – e, principalmente, o povo nas ruas. Porque é da junção de todas essas vozes que uma verdadeira revolução pode começar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta de parabens a dr.karla por aderir esse projeto aqui,ja assisti em um programa de tv os dentista do bem,ñ sabia que em nosso municipio existia um.Penso que se todos aqui fizesem pelo menos uma criança,um jovem e ate mesmo um adulto voltar a sorri por ano ja seria uma grande coisa.PARABENS DOTORA KARLA CAMPANARI PELO SEU GRANDE TRABALHO.QUE DEUS TE ABENÇOES A CADA DIA.

Anônimo disse...

A responsabilidade social é de fundamental importância para o crescimento da humanidade. Exemplos como este e de todos envolvidos no projeto devem ser seguidos por todos os profissionais sejam eles liberais ou não. Parabéns Dra.Karla pelo o bom exemplo que dá a sociedade. ISto é de fato um exemplo Cristão.

Brasil Fernandes de Barros - Belo Horizonte - MG