quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Alunos formados pelo Prominp agora miram o mercado de trabalho


O auditório do Instituto Federal Fluminense recebeu nesta terça-feira (08) cerca de 200 formandos de 15 cursos oferecidos pelo Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo e Gás – Prominp –, em Macaé. A cerimônia de formatura concluiu mais um ciclo de resultados do programa na Bacia de Campos, totalizando 659 profissionais qualificados para o mercado de petróleo e gás na região, no período de julho de 2008 a novembro de 2009.

Para o gerente geral da Unidade de Negócio da Bacia de Campos, José Airton de Lacerda Martins, a formatura foi apenas a primeira etapa, mas um importante passo para os alunos. “Não podemos parar na qualificação profissional. Nosso desejo é empregar vocês no mercado de trabalho local. Queremos ver este mar azul (disse, referindo-se aos alunos que vestiam a camiseta azul do uniforme) atuando no mar azul da Bacia de Campos”, disse durante a cerimônia.

A coordenadora regional do Prominp, Eliete Rosado, ressaltou o esforço dos alunos das mais diversas faixas etárias e origens. “Sabemos da dificuldade de muitos que vêm de outras cidades e ficam longe da família para fazer o curso. A bolsa auxílio ajuda, mas não há nada como a força de vontade e a persistência em realizar um sonho”, declarou aos formandos.

Também participaram do evento os representantes do Senac, Senai e Instituto Federal Fluminense (antigo Cefet), que foram as instituições parceiras para a realização dos cursos gratuitos do Prominp e que colaboraram com a Petrobras para a elaboração do material didático e do conteúdo programático utilizado.
Um dos formandos, o fotógrafo e agora cozinheiro, Gabriel Marcos Lima, comemorou a conquista alcançada. “Sou profissional autônomo há 37 anos e sempre adorei cozinhar, era um hobby. Agora, mesmo com 53 anos, decidi fazer o curso e pretendo gerar renda com isso. Sei que tenho muito a colaborar e acredito que terei facilidade em me adaptar ao trabalho nas plataformas. Estou muito animado”, conta.

Currículos dos alunos formados estarão disponíveis às empresas

Após a formatura, os dados dos alunos estarão disponíveis no banco de currículos, que pode ser acessado gratuitamente pelas empresas do setor de petróleo e gás, mediante um cadastro no portal www.prominp.com.br. Dentre as categorias dos alunos formados em Macaé estão: assistente de logística, caldeireiro, mecânico montador, mecânico ajustador, profissional de suprimento, ajudante de cozinha, cozinheiro, padeiro, saloneiro, comissário, auxiliar de movimentação de cargas, operador de movimentação de cargas, montador de andaime, taifeiro, instrumentista reparador, pintor e profissional de suprimentos.

A vantagem dos formandos do Prominp no mercado de trabalho é que, com o certificado que leva a chancela do programa, eles podem ser contratados para prestar serviços à Petrobras, mesmo sem possuir experiência profissional anterior. “A qualidade dos cursos que foram elaborados pela Petrobras e pelas instituições de ensino nos garante uma preparação diferenciada”, explica Eliete Rosado.

Até 2013 serão mais 3.500 vagas oferecidas

De acordo com o planejamento do Prominp, a meta é oferecer mais 3,5 mil vagas para cursos realizados em Macaé até 2013. Somando este número com as vagas já oferecidas nos ciclos anteriores (2008 e 2009), o total na cidade chega a 5,1 mil. Para concorrer às vagas, é preciso passar pelo processo seletivo público que é realizado pelo programa em nível nacional. O próximo ciclo, que também disponibilizará vagas para Macaé, está previsto para iniciar no primeiro semestre de 2010. As informações serão divulgadas através do portal www.prominp.com.br e da imprensa.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Petrobras na Bacia de Campos

Um comentário:

Henrique disse...

Quando abrirá as inscrições para o novo ciclo do promimp,no site da instituição não tem nada por enguanto,vê se consegue pelo menos a previsão para abertura das inscrições.
desde já agradeço