terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vereador Claudinho Viana fala à Rádio São Francisco FM sobre denúncias de irregularidades contra a administração municipal


Governo mobiliza secretários para dar explicações à população

O vereador de São Francisco de Itabapoana Claudinho Viana (PSDB) participou na manhã desta segunda-feira, 26-10, do Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco FM. Ele reafirmou as denúncias de irregularidades contra a Administração Municipal protocoladas na última sexta-feira (22) no Ministério Público (MP). Segundo Claudinho (foto), essas irregularidades foram detectadas após vistorias realizadas por uma comissão de vereadores à obras em andamento e ao Hospital Manoel Carola. “O calçamento da Rua D em Guaxindiba está sendo executado por máquinas e homens da Prefeitura, quando era para ser realizado pela empresa que venceu a licitação, a FLG Construtora”, disse Claudinho. Claudinho também alega que na placa da obra não consta a empresa vencedora da licitação. Sobre o Hospital Manoel Carola o vereador reclama de uma obra paralisada que deveria ser entrega à população nesta semana. “A sala de raios-X está em estado de péssima conservação, a lavanderia não funciona com máquinas industriais e o piso da sala de ultra-sonografia é de cimento, quando deveria ser de cerâmica”, contesta Claudinho. “Também há uma sala que foi inaugurada pelo prefeito Beto Azevedo denominada Sala de UTI, quando na verdade não é uma Unidade de Terapia Intensiva, dito pelo próprio secretário de Saúde, Fabiano Córdova. Lá funciona apenas uma sala para manter o paciente vivo, até que consiga uma vaga em UTI em outras cidades”, completa Claudinho.

Claudinho também comentou que desde a sua campanha vem sofrendo perseguições. “O próprio Diretório Municipal do meu partido me acusou na época de infidelidade partidário, de usar a imagem do meu pai na campanha, e recentemente entrou no TRE em favor de Fabinho de Estaleiro. Há um interesse muito grande do Executivo que o Fabinho retorne, e isso tem me causado conseqüências grandes”, disse Claudinho.

O Jornal O Diário foi procurado por Claudinho Viana na última sexta-feira (22) e publicou matéria sobre o assunto no domingo (24). A Rádio São Francisco FM, assim como fez a publicação, procurou a Administração Municipal para ouvir as explicações. Assim que encerrou a sua participação, o vereador foi convidado a permanecer no estúdio, mas disse que precisava acompanhar o filho em uma cirurgia em Campos. Na seqüência falaram: o secretário de Obras Fauazi Ribeiro Cherene, o prefeito Beto Azevedo, o secretário de Saúde Fabiano Córdova e o secretário de Planejamento Marcelo Garcia. Também participou do programa a Vereadora Adriana Coelho.

Segundo Fauazi Cherene, a obra de calçamento da Rua D em Guaxindiba é de responsabilidade do Estado. A presença de máquinas e funcionários da prefeitura se deve a necessidade de o Município ter de preparar as galerias pluviais, serviço que não foi conveniado com Estado. Sobre a ausência de informações na placa, o secretário afirmou que tal responsabilidade compete ao Estado. Questionado pela Rádio se o valor gasto na compra das manilhas para galerias deveria estar em uma placa, Fauazi justifica: “A prefeitura tem um estoque grande de manilhas. Compramos esse material, mas não sabemos qual localidade vai precisar. Os bairros e distritos podem ter problemas com chuvas, e precisar de manilhas a qualquer momento”, justificou.

Na seqüência, quem ligou para os estúdios foi o Prefeito Beto Azevedo. O prefeito disse que existe um convênio com os governos Estadual e Federal, e fica acordado que a prefeitura tem que dar uma contra partida, e disse que não mexe com nenhuma transação errada. “O vereador está equivocado, e vai ter que se retratar à imprensa sobre as denúncias feitas. A oposição está preocupada com às obras que estão sendo realizadas, e vão continuar preocupados, pois vou continuar realizando mais obras pelo município”, concluiu.

Sobre a Sala de UTI do Hospital Manoel Carola, o secretário de Saúde Fabiano Córdova alegou que o município não dispõe de uma UTI regularizada pelo SUS, e sim de equipamentos semelhantes aos de uma UTI para manter o paciente com vida até que um leito de UTI possa surgir através da Central de UTI do Estado. Sobre o estado da sala de raios-x ele acredita que a mesma precisa apenas de uma pequena reforma com pintura, e “isso será feito”. Já o piso da Sala de Ultrassonografia será contemplado na Obra paralisada.

Sobre a paralisação dessas obras, o secretário de Planejamento Marcelo Garcia argumentou que, como são obras com recursos do Governo Federal, através de emendas de bancadas, apenas serão prosseguidas após o Segundo Turno das Eleições. “Em função do período eleitoral, a Caixa Econômica não está repassando o dinheiro. Mas a informação que temos é que em novembro os recursos virão e as obras continuarão”, prevê Marcelo.

Por último, também participou opinando a vereadora Adriana Coelho (PDT). Adriana fez um protesto em favor de alguns vereadores que, segundo ela, não são tratados com respeito pelos secretários municipais. “Esperamos até hoje uma reunião que o prefeito prometeu entre os vereadores e os secretários, mas até hoje isso não foi feito”, comentou a vereadora. Adriana lembrou que na ocasião participaram da comissão que vistoriou as obras, além dela, os vereadores: Tininho (DEM), Claudinho Viana (PSDB), Jarédio Azevedo (PSDB), Jamilton Marcelino (PSB) e Renato de Buena (PP). Sobre as denúncias de irregularidade contra o Governo, Adriana disse que a iniciativa de procurar o jornal O Diário foi do Claudinho Viana. “Acho que tudo isso foi uma coisa inválida. Pois foi uma falta de ética tremenda do Jornal O diário para com o vereador. Logo abaixo a denúncia de Claudinho Viana, o Assessor de Comunicação da Prefeitura entra se justificando no mesmo dia... Pra mim isso foi matéria comprada”, aponta a vereadora.

O Assessor de Comunicação da Prefeitura, Aurênio Nascimento, disse que faltou respeito por parte da Vereadora Adriana Coelho ao colocar que a matéria foi comprada. “Alguém em sã consciência pode imaginar que alguém vai comprar uma matéria para falar mal de si próprio. Isso é surreal”, disse Aurênio.

Na opinião do Blog, o jornal O Diário foi correto ao ouvir o contraponto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, pois é desta forma que se faz o jornalismo sério e responsável.

Segundo matéria publicada na edição desta terça-feira (26) do jornal O Diário, as denúncias de irregularidades contra o governo entrarão na pauta da Câmara Municipal na tarde de hoje. Os vereadores terão a oportunidade de avaliarem as explicações dadas até agora pelo Governo Municipal. A sessão da Câmara começa às 17 horas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acredito na idoneidade do vereador Claudinho Viana, que traz nas veias o sangue do saudoso e íntegro Vereador Edenites Viana. Se há suspeita de irregularidades, os representantes do povo que são eleitos para isso, têm mesmo que buscar respostas para as mesmas.

Anônimo disse...

Acredito na idoneidade de Claudinho Viana, que traz nas veias o sangue do saudoso e íntegro Vereador Edenites Viana.

Anônimo disse...

Acredito na idoneidade de Claudinho Viana, que traz nas veias o sangue do saudoso e íntegro Vereador Edenites Viana.