quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eike garante a Rosinha novo traçado do corredor logístico


Campos dos Goytacazes (Sergio Cunha)


A Prefeita Rosinha Garotinho ouviu nesta quinta-feira (14) a garantia do presidente do Grupo EBX, o empresário Eike Batista, de que será refeito o traçado do corredor logístico do Porto do Açu (Foto: Gerson Gomes)

.

A Prefeita Rosinha Garotinho ouviu nesta quinta-feira (14) a garantia do presidente do Grupo EBX, o empresário Eike Batista, de que será refeito o traçado do corredor logístico do Porto do Açu, de forma a respeitar o plano de desenvolvimento integrado de Campos. Eike determinou ao corpo técnico da LLX o início da revisão do projeto, com o primeiro encontro de trabalho tendo sido marcado, na sede da LLX, no Rio, para a próxima segunda-feira (18), às 15h, com a presença da Prefeita Rosinha e de engenheiros e técnicos da administração municipal. A prefeita Rosinha foi ao encontro na sede da LLX acompanhada da deputada estadual Clarissa Garotinho; do coordenador de Infraestrutura, Antonio José Petrucci; dos secretários Francisco Esquef (Finanças) e Linda Mara Silva (Particular).


A reunião com o presidente do grupo EBX durou mais de duas horas. O encontro foi iniciado com a apresentação de um vídeo sobre o projeto do Porto do Açu e do corredor logístico. A prefeita Rosinha disse que, desde o início do encontro, hoje o empresário Eike Batista se demonstrou aberto a atender à reivindicação de Campos: “O Eike iniciou a reunião com a apresentação do vídeo e disse logo em seguida que, se o traçado do projeto não era o mais indicado para o município, que ele fosse refeito. Eu expliquei que estávamos com o respaldo da sociedade civil organizada e que o projeto apresentado não respeita a área de expansão do município, isola as comunidades da Tapera e Ururaí, e que não se integra com o novo traçado do contorno da BR 101, pelo lado leste”, disse Rosinha.


A prefeita Rosinha defendeu a revisão do traçado, que foi acatada por Eike Batista, e também pontos que atendem a interesses do município. “Eu disse a ele que o corredor logístico deve prever a construção de viadutos sobre a BR 101 e sobre estradas vicinais, que são vias de escoamento para a produção rural”, pontuou a prefeita. Na segunda-feira (17), a prefeita Rosinha estará novamente no Rio para discutir a revisão do projeto autorizada por Eike Batista, com a presença do arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, que presta consultoria à EBX. Rosinha, acompanhada de técnicos da prefeitura de Campos, como o coordenador Antonio José, defenderá ainda atenção para as desapropriações que serão feitas a partir da região da Baixada Campista.


“O corredor vai cortar propriedades rurais, mas não adianta desapropriar uma área e deixar uma faixa pequena, cortada pelo corredor logístico para o produtor, que não poderá fazer nada no pedaço de terra remanescente, é preciso desapropriar toda a área”, cita a prefeita Rosinha. - Foi uma reunião muito positiva, com Eike Batista reconhecendo que não tinha sido comunicado do que estava acontecendo. Ele determinou que sua equipe sentasse comigo para tratar da integração do projeto com o planejamento do município, inclusive na área de qualificação profissional. Informamos a ele que estamos rediscutindo o contorno da BR 101, trazendo a Campos nesta sexta-feira (15) o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT), Bernardo Figueiredo, conseguindo que ele fosse duplicado, e que passasse pelo lado leste do município, próximo ao Porto do Açu e do complexo Farol-Barra do Furado – concluiu a prefeita Rosinha Garotinho. Postado por: Álvaro Sardinha - 14/04/2011 16:12:00

Um comentário:

O reporter disse...

Interessante!!!... A família Garotinho desaprova as desapropriações aqui no quinto distrito de SJB e querem a desapropriação generalizada na baixada Campista. Disse a Prefeita Rosinha: - "O corredor vai cortar propriedades rurais, mas não adianta desapropriar uma área e deixar uma faixa pequena, cortada pelo corredor logístico para o produtor, que não poderá fazer nada no pedaço de terra remanescente, é preciso desapropriar toda a área." - Isso quer dizer que lá na baixada campista poooode, aqui não poooode. Isso somente vem dos Garotinhos. Pode?