Representantes da LLX, empresa de logística do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, receberam nesta segunda-feira (11/04) a visita de autoridades no Superporto do Açu. Estavam presentes os responsáveis na região pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guarda Municipal de Campos, Polícia Militar e Polícia Civil.
Autoridades do município de São João da Barra representaram a prefeita Carla Machado durante a visita. Na oportunidade as autoridades conferiram o andamento das obras do empreendimento, em construção em São João da Barra, norte do Estado do Rio de Janeiro, além de estreitar o relacionamento com representantes da empresa responsável pela construção do empreendimento. O Superoprto do Açu, que se posicionará entre os três maiores complexos portuários do mundo, está com obras adiantadas e tem previsão de início de operação no 2º semestre de 2012.
Visita solicitada pelo Coordenador de Segurança e ordem Pública
A visita foi solicitada pelo Coordenador de Segurança e Ordem Pública de Campos dos Goytacazes, Coronel Alcemir Pascouto, de forma integrada com demais órgão de segurança. "Nosso objetivo é conhecer melhor toda a dimensão do projeto, prever o desenvolvimento e traçar medidas de segurança para o futuro próximo. Tudo indica que teremos uma explosão de crescimento populacional e temos que nos preparar para isso", disse o coronel. Sobre a LLX A LLX foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário. Seus empreendimentos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando moderna tecnologia portuária.
Isso resulta em operações eficientes e de baixo custo. Atualmente a empresa desenvolve o Superporto do Açu, em São João da Barra, em construção no estado do Rio de Janeiro. O Superporto do Açu é um Complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com área total de 90 km², profundidade inicial de 21 metros (com expansão para 26 metros) e capacidade para receber navios de grande porte. O Superporto contará com 2 conjuntos de terminais : TX 1, correspondente aos terminais offshore com uma ponte de acesso de cerca de 3 quilômetros de extensão já concluída. e TX 2 , terminal em torno do canal interno de navegação com 3,5 km de cais , 300 m de largura e até 18 m de profundidade. O TX1 contará com 9 berços dedicados a minério de ferro e petróleo. Já o TX2, contemplará mais de 30 berços para granéis sólidos como produtos siderúrgicos, carvão, ferro gusa, escória e granito além de granéis líquidos, carga geral e veículos. A previsão é que o Superporto do Açu movimente 350 milhões de toneladas por ano entre exportações e importações, com destaque para o petróleo, o que o posiciona entre os três maiores complexos portuários do mundo. No total serão investidos R$ 3,4 bilhões no Terminal Portuário Privativo de Uso Misto do Açu, sendo R$ 1 bilhão pela LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e R$ 2,4 bilhões pela LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, carvão, granéis líquidos e granito). A LLX já possui cerca de 70 memorandos de entendimento (MOUs) em negociação com empresas que querem se instalar ou movimentar cargas no Superporto do Açu. A previsão é que a operação do Superporto do Açu seja iniciada no 2º semestre de 2012. (Texto enviado pela jornalisa Simone Fraga da Assessoria de Imprensa da LLX)
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